Hospital Geral Unimed promove capacitação do Programa 5S | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Hospital Geral Unimed promove capacitação do Programa 5S

2023-05-09 às 10:47

Na última semana, o Hospital Geral Unimed (HGU), por meio do Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ), promoveu um treinamento interno relacionado ao Programa 5S, ferramenta de gestão que utiliza alguns sensos para melhorar o clima organizacional e a produtividade.

O método 5S tem origem japonesa e o nome é atribuído aos sensos que são a base da metodologia: Senso de Utilização (Seiri), Senso de Organização (Seiton), Senso de Limpeza (Seiso), Senso de Padronização (Seiketsu) e Senso de Disciplina (Shitsuke).

Os 30 colaboradores que receberam a capacitação foram divididos em duas turmas e participaram de atividades dinâmicas e interativas divididas em conteúdos teóricos e práticos. Além da atualização de conhecimento, o encontro visou também à formação de facilitadores, que serão responsáveis por auxiliar nas rotinas diárias na padronização de processos para aumentar a eficiência.

“A filosofia dos 5Sensos busca aumentar a produtividade, eliminar desperdícios e educar os funcionários em relação à autodisciplina e à prática de bons hábitos. O objetivo principal deste treinamento foi fortalecer a filosofia dos 5 Sensos no Hospital, resgatando o processo de auditoria setorial e promovendo ciclos de melhorias”, explica José André de Lima, coordenador do NGQ do hospital.

A técnica de enfermagem da Hemodinâmica, Gislaine Pedrozo, acredita que essas iniciativas impactam as áreas de forma sistêmica. “Com este treinamento concluo que trabalhar em um ambiente claro significa: local organizado, limpo, equipamentos funcionando, equipe treinada, fluxo continuo e em harmonia com o meio ambiente. Só traz resultados e visão de melhoria contínua. A filosofia dos 5S proporciona essa direção”.

“Uma das primeiras tarefas que aprendi foi o 5S de maneira mais prática. E, com este treinamento, consegui entender que o é um movimento é essencial para manter um padrão de organização de excelência setor”, comenta Thiago Fernando Pereira, assistente administrativo da UTI.

Já para Diuliana Sukoski, assistente da Gerência Assistencial, o treinamento reforça a necessidade de uma visão mais ampla das atividades laborais e também fora do ambiente de trabalho. “Me revelou a importância da visão macro de todo o espaço que possuímos e o quão importante é ter organização, limpeza, padronização, autodisciplina e senso crítico do que realmente é necessário para o nosso desempenho. Adorei ter participado e poder empregar essa metodologia não somente aqui nos setores dos quais faço parte, mas também em casa, pois é muito valido para ambos locais”, finaliza.

da Comunicação Unimed PG