HGU realiza primeira artroplastia total de tornozelo em Ponta Grossa | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Segunda-feira, 04 de Março de 2024

HGU realiza primeira artroplastia total de tornozelo em Ponta Grossa

2023-05-29 às 17:49

Prótese total de tornozelo durou cerca de duas horas e foi feita em um paciente de 70 anos

No último sábado (27), no Hospital Geral Unimed (HGU), foi realizada, pela primeira vez em Ponta Grossa e Campos Gerais, uma artroplastia total de tornozelo, cirurgia ortopédica indicada para casos de artrose no tornozelo.

Por ser considerado de alta complexidade, o procedimento requer estrutura, equipamentos e materiais específicos, além de uma equipe treinada.

Dante Luiz Gubert Junior, médico responsável pela cirurgia, explica que o procedimento se difere dos procedimentos antigos, em que era feita a artrodese do tornozelo, que visava à fusão (travamento) desta articulação com objetivo de melhorar os sintomas de dor após a degeneração da cartilagem do paciente.

“A partir da substituição da tíbia e do tálus com desgaste, a artroplastia total do tornozelo permite manter a mobilidade da articulação, melhorando também a dor, contribuindo com um aumento da qualidade de vida do paciente”.

As artroses de tornozelo, muitas vezes, surgem como consequências de lesões e fraturas, como foi o caso do paciente de 70 anos que passou pela cirurgia no HGU e que sofreu um trauma grave no tornozelo esquerdo há cerca de três anos. A possibilidade da artroplastia veio como uma alternativa para permitir a execução de movimentos simples na rotina diária, como agachar e subir de descer escadas, por exemplo.

A equipe que realizou o procedimento foi composta pelos profissionais: Dante Luiz Gubert Jr. (ortopedista); Guilherme Kassab Siqueira (ortopedista); Thiago Hiroshi Kitanishi (ortopedista); Daniel Baumfeld (médico consultor prótese); Ana Beatriz Colferai (anestesiologista); Ana Paula Martins (instrumentador); Janaina dos Santos (enfermagem)

O paciente já recebeu alta e irá continuar com o acompanhamento médico, além dos cuidados pós-operatórios indicados.

da comunicação Unimed PG