“Nós somos um dos poucos laboratórios da cidade que possui o setor da microbiologia automatizado”, destaca especialista em gestão da qualidade do Laboratório Unimed | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

“Nós somos um dos poucos laboratórios da cidade que possui o setor da microbiologia automatizado”, destaca especialista em gestão da qualidade do Laboratório Unimed

2023-09-27 às 16:34

A farmacêutica bioquímica e gerente do Laboratório Unimed, Fernanda Horn Razouk, e a farmacêutica bioquímica e especialista em gestão da qualidade, Laís Nohemann, comentaram sobre o laboratório que já está há mais de seis anos na cidade, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (27).

Laboratório Unimed

O Laboratório Unimed foi uma grande conquista da Unimed Ponta Grossa dentro das estratégias de oferecer mais qualidade, conforto e segurança para os beneficiários do plano de saúde que precisam fazer exames laboratoriais pedidos pelos médicos.

“Nós temos nove unidades em atuação. Começamos, em 2017, com apenas a unidade que é localizada em frente ao Hospital Geral Unimed. Quando assumimos em janeiro de 2017 ela era dentro do hospital, e a partir de setembro passamos a atuar nessa casa em frente a ele com a unidade matriz”, destaca Fernanda.

A partir dessa mudança, a gerente explica que foram abrindo os postos de coleta em Ponta Grossa. “A partir disso, também expandimos os postos de coleta para Castro, Carambeí e Telêmaco Borba”, pontua.

Parcerias

Fernanda aponta que o laboratório também atende outros convênios, além do Unimed. “Nós temos parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Gar Saúde e também atendemos particular. A grande parcela de atendimentos é para o beneficiário Unimed”, assegura. “Porém nós temos condições e estamos abertos para outros convênios, basta negociar”, acrescenta.

A gerente aponta que eles também possuem parcerias com laboratórios de apoio de todo o país. “São laboratórios maiores que conseguem realizar uma diversidade maior de exames, então realizamos uma grande parte dos exames internamente e a outra parte conseguimos terceirizar para os laboratórios de apoio no país”, ressalta. “Nós temos convênio com três grandes laboratórios brasileiros”, complementa.

Laís pontua que o Laboratório Unimed garante a qualidade dos exames realizados. “Esses laboratórios de apoio que temos parceria têm a mesma qualidade que o Laboratório Unimed, então nos responsabilizamos por todos os exames que são realizados no nosso laboratório”, afirma.

Exames de cultura

Os exames de cultura têm como finalidade identificar com precisão algum agente causador de um determinado problema no organismo humano. Esses exames costumam levar um tempo um pouco maior para chegar ao resultado.

“Um exemplo é o exame de infecção urinária, que precisamos saber qual é o causador dessa infecção. Após o paciente entregar o pote com a urina, colocamos esse material dentro do meio de cultura. Dentro dele, de uma forma mais clara, temos alimentos específicos para esses ‘bichinhos’ que causam essa infecção”, explica Laís. “Após colocarmos ele nesse meio de cultura, o colocamos em uma estufa para ele crescer. Dessa forma, o crescimento dele é acelerado devido ao meio ser rico em nutrientes e vitaminas que esse ‘bichinho’ precisa para crescer”, pondera.

O Laboratório Unimed é um dos poucos laboratórios da cidade que possui o setor da microbiologia automatizado, que é onde os microrganismos são identificados. “Nós pegamos essa placa em que o ‘bichinho’ está inserido e o equipamento nos diz qual é o causador da infecção e a forma como ela pode ser tratada”, finaliza Laís.

Serviço

Confira a unidade do Laboratório Unimed mais próxima a você, através do site.

Entre em contato com a Central de Relacionamento com o cliente: (42) 9 9971-0440.

Confira a entrevista completa: