Unimed PG leva Maio Amarelo para dentro da cooperativa | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Unimed PG leva Maio Amarelo para dentro da cooperativa

2023-05-22 às 17:11

Em 2023, a Unimed Ponta Grossa firmou parceria com a Educação para o Trânsito (Educatran), órgão municipal responsável pela educação no trânsito, para disseminar o Maio Amarelo entre os colaboradores da cooperativa.

Além da participação da abertura da campanha, O Serviços especializado em segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Unimed Ponta Grossa também promoveu uma palestra híbrida com o tema Segurança no trânsito: chegar ao destino com saúde e bem-estar.

O intuito foi reforçar aos colaboradores que a direção defensiva e a atenção no trânsito também fazem parte do cuidado com as pessoas. “Acidentes de trânsito podem acontecer durante o trajeto casa-trabalho e no retorno após o expediente. Quando você sai de manhã para trabalhar, no final do dia, sua família vai esperar você chegar bem. Então é importante que esse deslocamento seja feito sempre com segurança”, explicou Mariangela Matuch, engenheira de Segurança do Trabalho durante a abertura.

A palestra foi conduzida pela coordenadora da Educatran, Silvia Diniz, que apresentou dados recentes relacionados a acidentes, que aumentaram nos últimos dois anos. Somente em 2022, se acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM/Datasus/MS), o Paraná registrou 2.508 mortes em decorrência de acidentes de trânsito; e 70% das internações foram relacionadas a motociclistas, pedestres e ciclistas.

“A pandemia trouxe menos circulação menos mobilidade e, com isso menos acidentes. Com a retomada, os índices estão subindo cada vez mais. Muitas vezes, nos expomos ao risco mecanicamente, sem perceber. Quando a gente erra no trânsito, pode não ter volta, pode ser fatal. Então, a prioridade tem que ser a atenção e o foco total, observando a sinalização, prestando atenção no comportamento, no aspecto emocional. No trânsito, tudo isso tem que estar em prol a vida”, ressalta Silvia.

A técnica de enfermagem Fernanda da Silva Martins comenta que a pressa e o “modo automático” foram pontos relevantes abordados na palestra. “As informações acabam caindo no esquecimento e usamos muito da autoconfiança. a palestra fica como uma capacitação, relembrando assuntos muito importantes para nosso dia a dia”.

O encontrou foi aproveitado também para relembrar as principais legislações, especialmente as relacionadas ao consumo de álcool, cinto de segurança, dispositivos de segurança para crianças e o uso do celular.

“O veículo é uma máquina que pode tirar vidas, então é muito importante ter um comportamento adequado. A mobilidade faz parte do dia a dia, a educação, o respeito, a direção defensiva e a prudência também devem fazer. Só assim será possível reduzir os números de acidentes”, comenta a coordenadora da Educatran.

De acordo com Rene de Paula, técnico de Segurança do Trabalho, além da palestra, a Unimed Ponta Grossa também irá realizar outras ações internas durante o mês de maio com foco no trânsito. “Serão postados conteúdos na rede social interna e divulgadas ações cotidianas para manter um trânsito mais seguro. Identificamos um aumento no número de acidentes de trajeto envolvendo os colaboradores da Unimed Ponta Grossa, então aproveitamos este movimento para desenvolver a conscientização, que é altamente importante, para aumentar o comportamento preventivo no trânsito, evitando novas ocorrências futuras”.

Joslei Severino, da Contabilidade, acredita ser “importante palestras desta maneira para orientar e esclarecer o colaborador, pois, muitas vezes, ele está agindo errado e não tem esta percepção. Ficamos sabendo dos números de acidente, deslocamento para o trabalho e informações sobre aos departamentos de trânsito municipal”.

Sobre o Maio Amarelo

Trata-se de um movimento internacional que visa conscientizar para redução de acidentes de trânsito. O nome é relacionado às placas de sinalização, que indicam atenção e precaução. A organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, em 2021, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de prevenir, ao menos, 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030. No Brasil, o Maio Amarelo está completando 10 anos e, em 2023, tem como tema No Trânsito, escolha a vida

da assessoria