Unimed Ponta Grossa completa 45 anos e se consolida como líder na saúde suplementar da região | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Unimed Ponta Grossa completa 45 anos e se consolida como líder na saúde suplementar da região

2023-06-09 às 08:22

Neste 07 de junho, a Unimed Ponta Grossa irá celebrar 45 anos, tendo se tornado o maior plano de saúde da cidade e da região dos Campos Gerais. Com atendimento em mais 15 municípios, a cooperativa conta com mais de 550 médicos cooperados, quase mil colaboradores e contabiliza mais de 90 mil beneficiários.

A fundação da Unimed Ponta Grossa foi realizada por 28 médicos, em 1978, com o objetivo principal de gerar trabalho digno aos profissionais e proporcionar atendimento de saúde de qualidade para a população.

Em constante desenvolvimento, mesmo em períodos críticos, como na pandemia da Covid-19, por exemplo, a cooperativa se tornou referência no Sistema Unimed paranaense, especialmente no âmbito dos serviços próprios, com destaque para o Hospital Geral Unimed (HGU).

De acordo com Pedro Moyses Soares Jacintho, diretor-presidente, a consolidação da cooperativa médica pode ser atribuída à capacidade de adaptação às mudanças e de entendimento das necessidades dos principais públicos.

“Nesses 45 anos, trouxemos uma evolução constante na qualidade dos serviços e no atendimento na área médica. Além de uma parcela muito grande da população da região que são nossos beneficiários, muitos dos nossos médicos cooperados também atendem em outros setores, como na saúde pública, e creio que isso seja importante também, pois reforçam a cultura de qualidade de atendimento para a população como um todo”.

Caminhando para a marca das 100 mil vidas, a Unimed Ponta Grossa se prepara para se tornar uma operadora de plano de saúde de grande porte. Com o constante crescimento em termos de número de vidas, de cooperados e de colaboradores, a cooperativa vem executando estratégias de negócio para comportar a demanda sem comprometer a qualidade de entrega dos serviços, e também para preservar o mercado de atuação.

E, para isso, mantém, ao longo das gestões, o planejamento estratégico sustentável com foco em verticalização, controle de sinistralidade e de custos assistenciais e manutenção da qualidade, investindo em ampliação, inovação e na otimização de processos.

Para Michele Cação Ribeiro, diretora de Mercado e Relacionamento com o Cooperado, um dos focos está na busca pela ampliação do market share em toda a área de ação da Unimed Ponta Grossa, que encerrou 2022 com 44%. “Pretendemos promover modelos de promoção de saúde, com foco em prevenção; conquistar novos clientes ofertando serviços de excelência nos diferentes níveis de atenção à saúde, pensando no desenvolvimento de soluções que sejam atrativas para os diferentes tipos de clientes”, explica.

No início dos anos 2000, as discussões e estratégias de verticalização de recursos ainda eram recentes na saúde suplementar. Até 2007, a cooperativa atuava apenas com a venda de planos de saúde e, com objetivos a longo prazo, a Unimed Ponta Grossa deu o primeiro passo nesse sentido, com a construção e inauguração do Hospital Geral Unimed.

Na sucessão de verticalização, vieram o centro de diagnóstico por imagem (CDU), a unidade de terapia intensiva e o centro de oncologia (Unicon). Em 2017, a cooperativa inaugurou o serviço próprio de análises clínicas que, hoje, conta com nove locais para coleta de exames. No ano seguinte, o HGU abriu a unidade de terapia intensiva neopediátrica e, em 2019, ganhou uma nova torre com a ampliação do número de leitos e capacidade de atendimento. Durante a pandemia da Covid-19, o hospital contou com uma estrutura exclusiva para atendimento e internação de casos respiratórios e, em 2022, implantou o atendimento de urgência e emergências cardiológicas.

Inovações também têm sido realizados ao longo dessas quatro décadas, como a atualização de protocolos e processos, busca por certificações, investimento em equipamentos, tecnologias e capacitação profissional, e parcerias com universidades e instituições.

Recentemente, a cooperativa entrou para o grupo das únicas 16 operadoras de plano de saúde do Brasil a contarem com acreditação pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sendo a segunda do Paraná e com nível ouro.

Já nos recursos próprios, a Unimed Ponta Grossa foi pioneira no Sistema Unimed do Paraná, e na região dos Campos Gerais, quando conquistou a primeira acreditação hospitalar em 2013, com o selo bronze da Organização nacional de Acreditação (ONA), certificação que, em 2020, se estendeu ao Laboratório Unimed e, atualmente, está no nível ouro.

“Estamos sempre buscando avaliar qual a necessidade de aumento dos nossos serviços em capacidade de atendimento, a melhoria contínua da qualidade, novas tecnologias e alternativas de tratamento mais avançados para ter, em Ponta Grossa e região, uma medicina de qualidade assim como a oferecida nos grandes centros”, enfatiza Pedro Moyses Soares Jacintho.

Unimed Ponta Grossa em números
+ de 90 mil beneficiários
558 médicos cooperados
931 colaboradores
+ de 350 colaboradores terceirizados
16 municípios de atuação
01 hospital próprio
06 laboratórios próprios em Ponta Grossa
01 laboratório próprio em Carambeí
01 Espaço Saúde Unimed em Castro
01 Espaço Saúde Unimed em Telêmaco Borba
08 hospitais credenciados
125 prestadores credenciados

da assessoria