Sábado, 04 de Maio de 2024

Unimed Ponta Grossa inicia o projeto piloto de Leito Inteligente em prol de atendimento mais eficiente

2024-04-24 às 16:05
Foto: Divulgação

O projeto proporcionará melhor experiência e passo importante da cooperativa rumo à excelência no cuidado

A Unimed Ponta Grossa está prestes a mudar a experiência hospitalar com o Leito Inteligente Unimed (LIU), uma iniciativa que promete personalizar cada leito do hospital de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – PG), o projeto busca aprimorar a interação entre pacientes e equipe assistencial, utilizando tecnologia de ponta para agilizar diagnósticos e proporcionar um atendimento mais eficiente. Dividido em fases, começará com a criação de um leito inteligente no Hospital, que contará com plotagem adequada.

O LIU é resultado de um esforço conjunto entre a Unimed Ponta Grossa e a UTFPR-PG, visando aprimorar a experiência do paciente dentro do Hospital Geral Unimed (HGU). Uma das principais inovações do projeto é a integração de dispositivos de inteligência artificial, como a assistente virtual Alexa, que permite aos pacientes comunicarem suas necessidades por meio de comandos de voz. Essas informações são então transmitidas para o setor responsável, agilizando o atendimento e permitindo uma resposta mais rápida às demandas dos pacientes.

Além de atender às necessidades individuais dos pacientes, o LIU também é capaz de gerenciar protocolos específicos, como os relacionados a sepse, dor torácica e Acidente Vascular Encefálico (AVE). Ao inserir essas informações no sistema, o HGU consegue liberar diagnósticos de forma mais ágil, proporcionando um atendimento mais eficiente e seguro. A confirmação da aplicação dos protocolos é emitida pela assistente virtual Alexa, garantindo transparência e segurança no processo.

Para Luciane Zanetti, Gerente Assistencial do Hospital Geral Unimed, a implementação do LIU representa um avanço significativo na qualidade do atendimento hospitalar: “Ver na prática esse projeto é algo de muito entusiasmo, porque ele vai trazer tudo aquilo que identificamos durante muito tempo como uma necessidade. Aí quando você vê ele, sendo testado, estudado, traz uma alegria e satisfação de imaginar o quanto ele vai contribuir e trazer um potencial que a gente nem consegue mensurar hoje”, afirma Zanetti.

A agilidade, direcionando a demanda de forma correta e com facilidade, é uma das principais vantagens do projeto, segundo Leonardo Athayde, Analista de Negócios, Projetos e Inovação: “Quando comparamos o formato atual que é a campainha, em muitos casos, o técnico de enfermagem demora para ir ao leito pois está cuidando de outro paciente. No caso do LIU, a necessidade do paciente chega ao setor de destino de forma mais rápida sem passar por intermédio de outra pessoa, garantindo, assim, uma maior satisfação para o paciente”.

Os pacientes do LIU se estendem além da experiência do paciente, impactando também os indicadores de qualidade da Unimed Ponta Grossa. Com a melhoria nos processos de atendimento e diagnóstico, a tendência é que a cooperativa alcance um aumento no Net Promoter Score (NPS), seu principal indicador de qualidade. Além disso, a agilidade na aplicação dos protocolos gerenciados contribui para a redução dos tempos de espera e para uma comunicação mais eficiente entre as equipes.

Segundo a dra. Viviane Zeny, Gerente de Gestão Médica da Unimed Ponta Grossa, a utilização da inteligência artificial nos protocolos gerenciados pelo hospital proporciona uma comunicação mais eficaz entre os setores envolvidos e agiliza o atendimento ao paciente. “A melhoria nos protocolos gerenciados pelo HGU, com uso da IA, capacita uma melhor comunicação em todos os setores envolvidos e, também, agilidade no atendimento do paciente”.

O projeto também tem um impacto significativo na formação acadêmica dos alunos da UTFPR, como destaca Rui Tadashi, professor da instituição: “A maior riqueza dessa parceria está nos alunos que receberam desafios reais da sociedade e podem devolver para ela em forma de implementação. O projeto melhora a qualidade de ensino e torna-os mais preparados para o mercado de trabalho porque é o que mundo real precisa”, afirma Tadashi.

Para Anderson Reis, Gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Ponta Grossa, a parceria com a UTFPR traz benefícios tanto para a universidade quanto para a cooperativa. “O projeto agrega para os alunos, agrega para a universidade e também agrega para a Unimed PG, porque tem oportunidade de pensar em soluções legais; e também agrega para os colaboradores da Unimed que são provocados através desse contato a pesquisar mais, a estudar mais e a buscar novos desafios nas suas carreiras. Então com essa parceria só temos a ganhar”, destaca o gerente.

Anderson Reis e Leonardo de Athayde ainda explicam que, após o período de prototipagem, o próximo passo é conquistar escalabilidade para comparar o tempo gasto pelas equipes de enfermagem com as demandas não-assistenciais e, por fim, expandir o projeto aos demais leitos do Hospital Geral Unimed.

O Leito Inteligente Unimed promete revolucionar o atendimento do Hospital Geral Unimed (HGU), proporcionando uma experiência mais personalizada e ágil para os pacientes, além de contribuir para a formação acadêmica e o desenvolvimento tecnológico na região. O LIU representa um passo importante na busca por inovação e excelência no cuidado com a saúde.

Confira o vídeo do projeto LIU – Leito Inteligente Unimed:

da assessoria