Unimed Ponta Grossa oferece Curso de Gestantes | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Unimed Ponta Grossa oferece Curso de Gestantes

2023-07-20 às 17:52

A enfermeira e coordenadora da Atenção à Saúde da Unimed Ponta Grossa, Ana Paula Foltran, e a fisioterapeuta da área de Gestão em Saúde da Unimed Ponta Grossa, Cinthia Mariotto, comentaram sobre o Curso de Gestantes, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (20).

Curso de Gestantes

O objetivo do Curso de Gestantes é fornecer informações e orientações para melhor compreensão em relação às modificações físicas e emocionais que ocorrem no período da gestação, diminuindo os riscos de complicações maternas e neonatais. Ministrado por uma equipe multidisciplinar, o curso também
aborda a importância da amamentação exclusiva até os primeiros seis meses de vida e os cuidados básicos com o recém-nascido.

“O nosso interesse é preparar a mulher para a nova fase que se inicia, que se trata de um ciclo diferente em que ela precisa ter orientações e segurança para passar estes nove meses e os próximos dias juntamente com o bebê”, explica Ana Paula. “A melhor forma de se ter essa segurança é através do conhecimento, então a gente acredita que adquirir essas informações é a chave principal para que ela tenha uma gestação e um puerpério de sucesso”, acrescenta.

Passar as informações para o pai também é um objetivo presente no curso, para que ele possa prestar todo o auxílio que a mãe precisa neste processo. “Ele precisa entender o que está passando na cabeça da mãe, o que está mudando no corpo dela e como será o pós. Tudo isso é muito novo na vida do casal”, destaca a Cinthia.

Didática e prática

A didática e a prática fazem parte do curso, que conta com a presença de profissionais como: obstetras, pediatras, fisioterapeutas e enfermeiras especialistas na área. “Eles mostrarão o que acontece na realidade. Neste momento, a mãe vai entendendo o processo que ela está passando, entendendo o que pode e não fazer e trazer uma melhora em determinadas situações”, afirma a enfermeira. “Até mesmo para que as pessoas próximas à mãe entendam o processo pelo qual ela está passando, e aprendam a como auxiliá-la na prática”, complementa.

Uma enfermeira especialista e consultora em amamentação dará dicas de como executar melhor essa fase, através de técnicas. “Ela explicará como colocar o bebê no seio, qual a posição correta, de que maneira se coloca e como deve estar a ‘boquinha’ deste neném. Tudo é técnica e o jeito de se fazer, então com isso o processo se torna mais fácil”, ressalta a Ana Paula.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a alimentação exclusiva do bebê, durante os primeiros seis meses, seja o leite materno. “Essa é a recomendação para os primeiros meses, após este período a mãe pode continuar amamentando até quando quiser. E após esses seis primeiros meses, começa a introdução alimentar através de papinhas e comidas sólidas”, pondera a enfermeira.

Confiança e Segurança

Após a presença no curso e aprendizado que ele proporciona, os papais e as mamães sairão mais confiantes e informados em relação aos próximos passos que terão pela frente.

“O principal benefício que esse curso traz é em relação à preparação para o que está por vir, porque principalmente quando é o primeiro filho existem muitas dúvidas”, comenta Ana Paula. “Além da preparação em relação às mudanças do corpo e afins durante este período, abordaremos quais serão as rotinas hospitalares na hora do parto, como você lidará com o neném na hora do nascimento e o que o pediatra vai fazer na sala de parto. Estas informações trarão mais confiança e segurança para essa nova fase”, finaliza.

Serviço

O Curso de Gestante da Unimed Ponta Grossa será realizado nos dias 31 de julho, 02 e 04 de agosto. Você pode realizar a sua inscrição através do site.

Podem participar do curso as gestantes, os pais do bebê, cônjuges e quem tiver interesse em adquirir conhecimento.

Horário: das 19 às 22h;

Local: Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Confira a entrevista completa: