Unimed Ponta Grossa patrocina o 35° Festival Universitário da Canção | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Unimed Ponta Grossa patrocina o 35° Festival Universitário da Canção

2023-06-12 às 13:59

Dentre os projetos com apoio da Unimed Ponta Grossa pela Lei Municipal de Benefício Fiscal e pelo Programa de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), está o 35° Festival Universitário da Canção (FUC), que acontece no dia 17 de junho, às 19h. O FUC é uma iniciativa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da UEPG e da Diretoria de Assuntos Culturais.

Os inscritos no Festival são compositores e cantores residentes dos Campos Gerais. O repertório vai do rap à MPB, infantil, pop, samba, música regionalista; o FUC de 2023 será marcado pela versatilidade de ritmos e gêneros musicais. Foram selecionadas 12 canções para o evento que acontecerá no Cine-Teatro Ópera, com inovações no formato.

O Festival surgiu em 1980 e, neste ano, recebe a vencedora da edição de 1983, há 40 anos. Na época, Geanine Romanovski era acadêmica de engenharia civil e, agora, volta do Tocantins para fazer parte da comissão julgadora e, também, para cantar a canção vencedora de 83. Nelson Silva Junior, Diretor de Assuntos Culturais da UEPG e Coordenador Geral do Festival, afirma que o FUC é um dos festivais mais esperados do estado e que a participação da Unimed Ponta Grossa no evento colabora na manutenção de suas edições: “A Unimed ajuda a manter vivo esse festival, porque nós sabemos que as instituições públicas não conseguem dar conta disso de forma única, então nós precisamos dessas parcerias”, comenta sobre a participação da cooperativa no patrocínio; e conclui: “Então, quando uma empresa apresenta vontade de ajudar a manter vivo o festival, ela mantém vivo, também, um patrimônio cultural como o Festival Universitário”.

Confira quem subirá ao palco:

Amanda Kristin & Gafanhoto, Banda 3Madru, Banda Casa Cantante, Banda Chave de Mandril, Duoduke, Eulimo, Fernanda Correa, Grupo Samba de Dendê, Lorinezz, MUM, Silvestre Alves e William Braz. Além dos nomes selecionados, o evento conta com a participação da banda Francisco El Hombre.

da assessoria