Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

Unimed Ponta Grossa sedia o primeiro evento do programa Conexão de Dados da Federação

2025-05-22 às 16:05
Foto: Divulgação

A Unimed Ponta Grossa foi a primeira singular do Paraná a sediar o Conexão de Dados, evento promovido pela Unimed Federação do Paraná dentro do Programa de Governança e Gestão de Dados das Unimeds do estado. O encontro aconteceu no dia 21 de maio, no Hub do Inbix, em Ponta Grossa, e reuniu cerca de 75 participantes, entre representantes da Federação, da Unimed Ponta Grossa e da Unimed Campo Mourão, além de representantes de outras 17 singulares.

O objetivo do evento foi fortalecer a importância da governança de dados no Sistema Unimed, compartilhando boas práticas, ferramentas e aprendizados entre as cooperativas.

Para o Diretor de Inovação e Desenvolvimento da Unimed Paraná, Dr. Omar Genha Taha, o momento é decisivo para a evolução da gestão de dados no estado. “É uma grande satisfação estarmos aqui. Para nós, que trabalhamos com gestão de dados, este evento é uma fase decisiva para a gestão de dados no Paraná. Agradeço o empenho e a proatividade de Ponta Grossa em acolher o primeiro workshop de gestão de dados do estado. Queremos rodar o Paraná com esse projeto”.

A programação contou com palestras técnicas, apresentação de cases e discussões sobre desafios e soluções para a coleta, uso, armazenamento e segurança de dados nas cooperativas. Um dos destaques foi o case da Unimed Ponta Grossa, que compartilhou sua jornada na estruturação de um modelo robusto de governança de dados.

“Governança de dados não é algo que acaba. É um processo que se instala e vai evoluindo nesse processo”, afirmou Anderson Reis, Gerente de TI e Inovação da Unimed Ponta Grossa. Ele também destacou a importância da colaboração entre as singulares: “Na Unimed Ponta Grossa nós somos favoráveis a conexões, porque entendemos que evoluímos e crescemos quando colocamos outras pessoas de áreas, setores e cidades diferentes juntos. São nesses momentos que todo mundo ganha. Por isso, sempre nos colocamos à disposição nestes momentos decisivos”.

Durante o evento, Aline Migliorini, responsável pela Governança de Dados da Unimed Ponta Grossa (CDO), apresentou a linha do tempo do projeto da cooperativa, que teve início em julho de 2024, com uma mentoria da Federação para avaliação da maturidade em dados. Desde então, diversas etapas foram concluídas: estudo comparativo de ferramentas (com a escolha do Trino), estruturação do data lakehouse, implementação do programa Pilares da Privacidade, mapeamento de indicadores essenciais, desenvolvimento de políticas e, mais recentemente, a entrega do Data Hub, que integra e organiza os dados de forma estruturada.

“Quando entramos na gestão de inovação, nos foi trazido o tema da gestão de dados. Hoje temos, com as novas tecnologias, um crescimento exponencial do volume de dados, em sua maioria não estruturados, o que representa um risco para todo o sistema. Passamos por uma fase de letramento, com curadores em cada segmento, e desenvolvemos ferramentas para garantir uma entrada ordenada e estruturada de dados”, explicou Dr. Omar.

Emerson Przybyloviecz, arquiteto de dados da Unimed Ponta Grossa, também participou da apresentação, destacando os benefícios do modelo de data lakehouse, que une o melhor dos mundos do data lake e do data warehouse.

Atualmente, a Unimed Ponta Grossa já concluiu 80% da arquitetura de dados, 88% da política, 20% dos mapeamentos, 10% da cultura data driven e 10% da estrutura de monitoramento e auditorias.

Para o diretor presidente da Unimed Ponta Grossa, Dr. Pedro Moysés Jacintho, a governança de dados é um ativo essencial para o futuro do Sistema Unimed: “Os dados são as maiores riquezas que temos dentro do sistema. Quando foi proposto que integrássemos esse trabalho, ficamos muito felizes. Não adianta termos tantos dados sem significá-los e sabermos usá-los de forma estruturada. Trabalhando juntos, conseguimos ter dados verdadeiros e fazer uma gestão que realmente funcionará. Esse é o pontapé de um trabalho grandioso no estado inteiro”.

Dr. João Felipe Lara Bueno, diretor administrativo-financeiro da Unimed PG reforçou o compromisso da singular com a iniciativa: “Hoje temos orgulho de receber esse evento aqui. E a Unimed Ponta Grossa topa o que for pra levar pra frente a governança de dados”.

Com a realização do Conexão de Dados, a Unimed Ponta Grossa se consolida como referência no estado ao unir inovação, colaboração e estratégia para impulsionar uma cultura orientada por dados em todo o sistema cooperativo de saúde.

da assessoria