Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Como abrir um vinho corretamente: confira dicas incríveis para não passar sufoco!

2021-10-06 às 11:03
#publi – Este conteúdo tem o apoio de Bevivino, a sua adega online.

Seja para relaxar, para desfrutar com um boa companhia ou para degustar antes ou durante a refeição, o vinho é sempre uma boa pedida. Delicioso, versátil e feito para agradar a maioria, a bebida realmente representa ocasiões especiais. Embora tenha todos esses predicados, a grande questão é: como abrir um vinho corretamente? Essa parte pode desanimar qualquer um, principalmente quando não se tem a ferramenta adequada. Pensando nisso, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou super dicas que vão te ajudar.

Dicas sobre como abrir um vinho corretamente

Só quem já tentou abrir uma garrafa de vinho sem um bom abridor conhece o significado da palavra dificuldade. Até mesmo com o abridor ainda é complicado para a maioria das pessoas.

Isso é proposital e deve-se ao fato de que a rolha é feita cerca de 5,5mm maior do que o gargalo da garrafa de vinho para uma boa vedação.

Mas por que isso acontece? Pode parecer só um desafio para quem ama vinhos, não é mesmo? Porém, o fato da rolha ter um diâmetro maior é na verdade um fator de segurança tanto com relação à própria conservação do vinho, como também para evitar que fungos cresçam na garrafa e alterem o sabor da bebida.

Dito isso, confira agora mesmo dicas sobre como abrir um vinho corretamente e sem muito esforço.

Usando a ferramenta ideal: o saca-rolhas

Há diversos modelos de saca-rolhas no mercado que você pode adquirir para abrir suas garrafas de vinho com segurança e como deve ser.

Para utilizar essa ferramenta você deve tirar o lacre da garrafa e depois limpar bem antes de tirar a rolha. Posicione o saca-rolhas no centro da rolha e rosqueie, mas sem perfurá-la por completo (isso evita que resíduos caiam na bebida).

Em seguida, force a rolha para baixo e quase que automaticamente ela vai subir.

Com pregos e martelo

Caso você não tenha o saca-rolhas, aposte em métodos caseiros, mas tenha bastante cuidado para não se machucar ou acabar quebrando a garrafa.

Dessa forma, você pode usar de três a quatro pregos e um martelo: coloque os pregos espalhados na rolha deixando um espaço para poder puxar.

Por fim, use a parte traseira do martelo para puxar os pregos que também puxarão a rolha.

Com parafuso e alicate

Esse método é super semelhante ao anterior. Você deve, portanto, rosquear o parafuso na rolha com uma chave de fenda (a rolha é feita de cortiça, então dá super certo) e depois fazer movimentos circulares e para cima com a ajuda do alicate.

Em seguida, puxe a cabeça do parafuso com alicate e cuidado com a pressão para a garrafa não cair, por exemplo.

Lembre-se, ainda, de sempre colocar a garrafa em uma superfície fixa.

da Folha GO