Sábado, 20 de Abril de 2024

Frutas vermelhas e vinho podem ajudar a reduzir a pressão arterial

2021-08-25 às 14:34
#publi – Este conteúdo tem o apoio de Bevivino, a sua adega online.

 

Segundo estudo recente, alimentos ricos em flavonoides, como frutas vermelhas, maçãs, peras e vinho, podem ter efeito positivo na regulação da pressão arterial – isso devido parcialmente ao microbioma intestinal.

“Nossa microbiota intestinal desempenha um papel fundamental no metabolismo de flavonoides para aumentar os efeitos cardioprotetores. Este estudo fornece evidências que sugerem que esses efeitos são alcançáveis com simples mudanças na dieta cotidiana”, afirma o pesquisador Aedín Cassidy, da Universidade Queen, de Belfast, na Irlanda do Norte, principal autor do estudo publicado nesta segunda (23) na revista científica Hypertension, citado pelo site de notícias médicas Medical Xpress.

Os flavonoides são compostos bioativos encontrados naturalmente em frutas, vegetais e alimentos à base de plantas, como chá, chocolate e vinho, e seus efeitos benéficos para a saúde já foram comprovados por inúmeras pesquisas.

Como mostra o site especializado, cientistas já sabiam que havia uma ligação entre a microbiota intestinal, os microrganismos no trato digestivo e as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No estudo atual, os cientistas examinaram a associação entre a ingestão de alimentos ricos em flavonoides, a pressão arterial e a diversidade da microbiota intestinal. Também foi investigada se a variação das bactérias poderia explicar a associação entre o nutriente presente nas frutas vermelhas e o controle da hipertensão.

Sobre o estudo