“Atendemos uma região de 1,1 milhão de habitantes”, destaca o gerente administrativo financeiro da Santa Casa | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

“Atendemos uma região de 1,1 milhão de habitantes”, destaca o gerente administrativo financeiro da Santa Casa

2023-09-04 às 16:29

O gerente administrativo financeiro da Santa Casa, Amauri Taborda, e a gerente de atendimento da Santa Casa, Simone Monçalves, abordaram os atendimentos SUS realizados pelo hospital nos Campos Gerais, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (4).

Doação do prédio do Hospital Evangélico

A Sociedade Evangélica Beneficente de Ponta Grossa realizou a doação do prédio que sediava o Hospital Evangélico na cidade para a Santa Casa de Ponta Grossa. Essa doação fará grande diferença no tratamento de saúde de mais de 1 milhão de pessoas, abrangendo 28 municípios dos Campos Gerais, que têm este hospital como referência no tratamento de alta complexidade através do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Recebemos essa doação, que em grande parte foi devido ao esforço do seu [Cezar Alberto] Finger, que faleceu há poucos dias“, explica Simone. “Para nós foi uma felicidade muito grande recebê-la. O prédio está bem danificado, porém a sua estrutura é muito boa e vai nos ajudar bastante”, acrescenta.

Segundo a gerente, toda a parte da oncologia será deslocada para a nova estrutura. “A priori levaremos para lá o ambulatório SUS de outras especialidade e da oncologia também. Então toda a parte de quimioterapia, ambulatório SUS e laboratório para os pacientes SUS será deslocada para essa nova estrutura”, pontua.

Amauri explica que essa nova estrutura trará mais organização para as pessoas que dependem desses tratamentos. “Ela nos auxiliará em organizar melhor o atendimento para esses pacientes, porque ele é um terreno grande e não está tão no centro assim”, ressalta.

Mais de 47 mil atendimentos SUS

Por ser referência em alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades de oncologia, neurologia clínica e cirúrgica, cardiologia, nefrologia, gestação de alto risco e cirurgia geral, a Santa Casa de Ponta Grossa realiza atendimentos mais complexos. O paciente inicia o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) e se caso for diagnosticado com alguma patologia mais grave é encaminhado para a Santa Casa para dar continuidade ao tratamento.

No primeiro semestre a instituição realizou 47.697 atendimentos na região dos Campos Gerais. “Nós atendemos 28 municípios de toda a região e, hoje, mais de 1 mil pacientes por dia”, destaca Simone. “É para uma região de 1,1 milhão de habitantes, que realizamos o atendimento”, finaliza Amauri.

Serviço

A Santa Casa de Ponta Grossa também vem criando projetos para mudar o cenário local. Por ser uma instituição filantrópica, o hospital busca o apoio da sociedade em geral para continuar os atendimentos com a qualidade e tradição secular.

Você também pode fazer a diferença na vida de quem precisa, entre em contato através do telefone (42) 99948-0085.

Confira a entrevista completa: