“A interiorização é um aprendizado permanente”, diz deputado Ademar Traiano sobre projeto Assembleia Itinerante | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

“A interiorização é um aprendizado permanente”, diz deputado Ademar Traiano sobre projeto Assembleia Itinerante

2023-11-28 às 13:40
Foto: Dálie Felberg/Alep

A nona edição da Assembleia Itinerante, realizada na última sexta-feira (24) em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, marcou mais uma etapa do projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que promove a interação entre deputados estaduais, representantes da sociedade civil organizada e a população. Realizado durante a Expovizinhos, o evento resultou em uma série de reivindicações assinadas por prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe e associações da região. Os documentos foram recebidos pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam os municípios no Poder Legislativo.

As demandas foram entregues pelo prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto (PP), e pelo presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto (PDT). Como nas demais edições, a iniciativa da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região trazendo para o Poder Legislativo uma série de reivindicações, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Também durante a solenidade, personalidades de destaque na sociedade receberam diplomas de menção honrosa confeccionados pelo Poder Legislativo. A iniciativa já passou por Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa e Irati.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, revelou a emoção de realizar esta edição do projeto no Sudoeste do Estado. “A interiorização é um aprendizado permanente. Em cada lugar que chegamos é uma euforia total. Hoje tem um valor diferenciado para mim, pois estamos no Sudoeste, a terra onde eu nasci, cresci e comecei minha trajetória política. Atualmente, Dois Vizinhos é reconhecida pela pujança industrial e pela economia sólida. Esta feira demostra a riqueza da região. Por isso, a Assembleia teria de estar aqui para prestigiar os deputados e a sociedade. As pessoas têm o interesse de conhecer o Poder Legislativo. Por isso, tomamos a decisão de interiorizar a Assembleia, para que as pessoas possam ter esse contato. A Casa está orgulhosa de democratizar e abrir as portas do Poder Legislativo para a comunidade”, disse.

O primeiro-secretário do Legislativo, deputado Alexandre Curi, afirmou que a Assembleia Itinerante cumpre seu objetivo ao dar a oportunidade de as pessoas criarem uma relação mais próxima com a Casa de Leis. “Já somamos mais de três mil sugestões, com todas elas sendo catalogadas e respondidas. Algumas serão transformadas em requerimentos ou projetos de lei. São reivindicações extremamente importantes. E agora estamos pela primeira vez no Sudoeste do Estado, na bela festa de Dois Vizinhos, para receber as demandas da população. Estamos na nona edição, sempre passado por cidades importantes. Para o ano que vem, já temos mais edições marcadas em municípios como Francisco Beltrão, Guarapuava, União da Vitória. Até o final do ano que vem, vamos atingir os 399 municípios do Paraná. É a Assembleia indo para perto da população”, revelou.

Para o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, a presença da Assembleia reforça a importância do município para o Estado. Na oportunidade, ele entregou as demandas da região e agradeceu a presença dos parlamentares. “A Assembleia Itinerante comprova a importância do Poder Legislativo. Temos muito orgulho de receber a iniciativa, pois mostra a representatividade do município junto ao governo estadual e à Assembleia Legislativa”, afirmou.

Principais demandas

As principais demandas recebidas pelo Legislativo envolvem obras de infraestrutura, além de melhorias e investimentos na área da saúde. Entre elas estão a destinação de recursos para implantação de terceira faixa, na PR-180, entre Dois Vizinhos a Francisco Beltrão; a melhoria no trevo de acesso à cidade de Verê; a construção do Contorno Sul; e a estadualização da estrada de ligação entre Dois Vizinhos a Boa Esperança do Iguaçu. Os órgãos também pedem o fortalecimento da rede de energia elétrica do município, assim como a reestruturação dos cabeamentos e fiação de energia elétrica, internet e telefonia. As entidades também solicitam incentivos à bacia leiteira do Sudoeste; a destinação de equipamentos ao novo Hospital Intermunicipal, em Francisco Beltrão e a ampliação do Hospital Regional do Sudoeste.

As reivindicações foram entregues pela Prefeitura de Dois Vizinhos, pela Associação Comercial de Dois Vizinhos, pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dois Vizinhos, pelo Rotary, pelo Conselho Municipal de Inovação, e pela Câmara Municipal de Dois Vizinhos.

Representação

Os parlamentares que representam a região participaram da solenidade destacando a importância da Assembleia Itinerante para os municípios. Natural da cidade, o deputado Adão Litro (PSD) lembrou que foi o autor da solicitação para realização do evento no município. “A Assembleia Itinerante traz o Legislativo para perto da população, permitindo-nos ver as necessidades e reivindicações das pessoas. O projeto também possibilita apresentarmos o trabalho realizado dentro Assembleia Legislativa. Além disso, estamos homenageando as pessoas mais importantes de Dois Vizinhos e da região sudoeste. Estamos orgulhosos de receber a população na Assembleia Itinerante durante a Expovizinhos”, ressaltou.

A deputada Luciana Rafagnin (PT) lembrou que, além de ouvir os cidadãos, é necessário apresentar soluções para os problemas. “É uma alegria contar com a presença de todos. Este é modelo diferente de fazermos nosso trabalho, em um momento importante da Assembleia no interior para ouvir a população e entender as dificuldades que enfrentam nosso povo. É um momento de muita responsabilidade, pois não devemos apenas conhecer a realidade e sim transformá-la”, afirmou.

O deputado Anibelli Neto (MDB) destacou a importância da participação da população na solenidade. “Estamos aqui mais uma vez prestigiando a Assembleia Itinerante. Estou feliz por participar dessa edição, pela primeira vez sendo realizada no Sudoeste do Estado. É importante que a população participe, sempre dando suas sugestões. Uma das grandes funções da Assembleia Itinerante é escutar a sociedade, trazendo contribuições que podem mudar a vida das cidades. Tenho a certeza de que este evento é um sucesso”.

O deputado Luis Corti (PSB) comentou que a presença da Assembleia representa prestígio para a comunidade. “É uma tradição da Assembleia na atual gestão fazer com que a comunidade fique junto do Poder Legislativo. Este é o momento de fazermos uma interlocução melhor, colocando a instituição mais perto do povo. A Assembleia é um dos poderes do Estado presente em um momento tão importante no desenvolvimento da microrregião de Dois Vizinhos. Não tenho dúvidas de que a presença da Casa ajuda na consolidação de um projeto de independência da região”, ponderou.

Também compuseram a mesa o deputado federal Paulo Litro (PSD-PR), o deputado federal e ex-governador Beto Richa (PSDB), o vereador de Dois Vizinhos, Márcio da Silva, além de prefeitos e lideranças dos municípios da região.

Homenageados

Durante a solenidade, o deputado Ademar Traiano homenageou o presidente da Central Cresol Basel, Alzimiro Thomé, o presidente do Sicoob Vale Sul, João Manfroi, o empresário Mauri Chiodelli e o administrador e investidor Robson Gilson Tedesco.

Já o deputado Adão Litro celebrou o atual presidente da Sociedade Rural Vale do Iguaçu de Dois Vizinhos, Davi Luiz Chioca Junior, os empresários Donato Acordi, Gilson Antonio Tedesco, o Luiz Fernando Pagnussat, o empresário, agricultor e ex-vereador José Carlos Venturo, a empreendedora Noeli Alves Bazanella e a comunicadora Renata Pagnoncelli Deconto.

O deputado Anibelli Neto celebrou a trajetória do ex-prefeito de Santa Izabel do Oeste, Ari Fidel, do vice-prefeito de Ampére, Celso Saggiorato, do representante do Sindicato Rural de Coronel Vivida, Celso Stédile, do empresário e ex-vereador Nadir Daneluz, e do ex-prefeito de São João Renato Caranhato Canan.

O deputado Artagão Junior (PSD) homenageou o time de vôlei Acel Chopinzinho.

Já a deputada Luciana Rafaginin celebrou a APAE de Dois Vizinhos, na figura do presidente Carlos Alberto Fochesato, a Associação de Assistência e Orientação Rural, na figura da presidente Cristiane Katzer, o colecionador de sementes crioulas Isac Miola, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação de Dois Vizinhos e região (Sintrial), Marilene Martins Moreira, e o ex-vice-prefeito de Dois Vizinhos, Ovidio Constantino.

O deputado Luis Corti homenageou o Grupo Alpha Fish e Ciss, o médico Dib Mohamad Nabhan Junior, o ex-prefeito de Dois Vizinhos Jaime Jacir Guzzo, o médico Júlio Zavala Barrientos e o ex-prefeito de Itapejara D’Oeste, Leonardo Gritti.

da ALEP