há 2 horas
Amanda Martins

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), intensificou as ações de prevenção a afogamentos durante as operações do Verão Maior Paraná, programa do Governo do Estado. Mesmo com o aumento do número de veranistas no Litoral, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), os dados indicam que as orientações preventivas superam, de forma expressiva, as ocorrências de salvamento em águas.
Desde o início da operação, no sábado (20), até a terça-feira (23), foram registradas 11.440 orientações e 3.193 advertências realizadas pelos guarda-vidas. No mesmo período, ocorreram 66 operações de salvamento, número 173 vezes menor que o total de orientações e 48 vezes inferior às advertências. Ainda nesse intervalo, foram contabilizados seis casos de afogamento, o que representa 5,6% das ocorrências que exigiram resgate.
A maior parte dos salvamentos foi registrada em Matinhos, seguido por Pontal do Paraná, Guaratuba e Paranaguá. Segundo a capitã Tamires Pereira, o trabalho preventivo é fundamental para a redução dos índices. Ela destaca que banhistas que permanecem em frente aos postos de guarda-vidas recebem orientações constantes e contam com tempo de resposta mais rápido em situações de risco.
Os dados também apontam 1.365 ações preventivas direcionadas aos banhistas, incluindo campanhas educativas com distribuição de pulseirinhas, gibis e folders informativos sobre sinalização e áreas seguras para banho. Desde o início da operação, 321 pulseirinhas de identificação infantil foram entregues, resultando na localização e devolução de 33 crianças que haviam se dispersado nas praias.
Além dos riscos de afogamento, os bombeiros também atenderam 335 pessoas que tiveram contato com águas-vivas, cujos tentáculos causam irritações e queimaduras na pele. O CBMPR reforça que a prevenção é a principal estratégia para evitar acidentes, orientando os banhistas a buscar informações com os guarda-vidas, respeitar a sinalização, evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes do banho de mar e manter atenção redobrada com crianças.