Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Agosto Lilás: Polícia Civil do Paraná reforça a importância da conscientização e das denúncias de violência contra a mulheres

2023-08-25 às 19:32
Foto: Divulgação

O mês de agosto é marcado pela cor lilás, em alusão ao combate à violência contra a mulher, principalmente, no âmbito familiar e doméstico, no qual se enquadra a Lei Maria da Penha – lei 11.340/06. Com isso, a Policia Civil do Estado do Paraná, através da ‘Política Nacional de Respeito e Combate à Violência Doméstica Contra a Mulher’, está realizando a ‘Operação Shamar’.

A delegada Renata de Souza Batista, responsável pela 43ª Delegacia Regional de Polícia de Castro-PR e também pela Delegacia da cidade de Carambeí-PR, ministrou nesta sexta-feira (25) uma palestra sobre violência contra a mulher na empresa Ambev- Fábrica de Garrafas.

Foi explicada as nuances da Lei Maria da Penha (Lei (11.340/06), os seus fundamentos, objetivos e finalidades, os tipos de violência contra a mulher (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), os requisitos e direitos trazidos pela própria legislação, as novidades legislativas, além de trazer casos práticos do cotidiano, sobre o atendimento realizado pela Delegacia de Polícia, representações criminais e solicitação de medidas protetivas.

Ademais, na palestra realizada na empresa Ambev de Carambeí, contou com a participação do professor de Muay thai Sérgio Luís de Oliveira, que deu instruções sobre defesa pessoal, onde de forma dinâmica, orientou as mulheres participantes da palestra.

Por fim, durante o período da tarde, a Delegada também participou de uma Mesa Redonda – Atendimento à mulher em situação de violência no município de Castro – juntamente com outras autoridades da rede de proteção, realizada no auditório da Secretaria de Educação da Cidade de Castro. Oportunidade em que a Delegada ressaltou o trabalho da Polícia Civil no atendimento aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como a importância e a força dos canais de denúncia, principalmente nos casos em que a ofendida está inserida em um ciclo de violência, explicando ainda que é responsabilidade de todos o combate a esses crimes.

Durante o mês de agosto até meados de setembro, a Polícia Civil vem intensificando os trabalhos com relação aos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher.

da PCPR