Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024

Alexandre Curi visita cidades paranaenses mais afetadas pelas chuvas

2023-10-21 às 15:25
Foto: Rogério Machado/assessoria

O primeiro-secretário da Mesa Diretoria da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) visitou, na quinta (19), os municípios de Rio Negro e São Mateus do Sul e, na sexta (20), os municípios de União da Vitória e Paula Freitas, que estão entre os mais atingidos pelas intensas chuvas dos últimos dias.

Em Rio Negro, município que fica na divisa do Paraná com Santa Catarina, o rio homônimo, que corta a cidade, chegou a 11 metros. De acordo com o prefeito James Valério, o município teve 50 casas danificadas, 56 pessoas desabrigadas e 116 desalojadas. Em São Mateus do Sul, o deputado conversou com a prefeita Fernanda Sardanha, que o atualizou sobre o número de desabrigados e desalojados e visitou o Colégio Estadual São Mateus do Sul, que abriga as famílias afetadas pelas cheias do Rio Iguaçu.

Em União da Vitória, que fica na divisa entre os estados de PR e SC e também foi afetada pelas cheias do Rio Iguaçu, Curi participou de entrevistas nas rádios Jovem Pan e Verde Vale, acompanhado do prefeito Bachir Abbas e dos vereadores Cordovan Neto (presidente da Câmara Municipal) e Alandra Roveda.  Na madrugada deste sábado (21), o nível do Rio Iguaçu chegava a 8,37m, tendo baixado 1mm na hora anterior à leitura feita às 5h da manhã. Depois da entrevista, visitou a Diocese de União da Vitória, que está separando e organizando os donativos para distribuição aos desabrigados e a a carreta da Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (ADRA), onde tem sido preparados os alimentos distribuídos aos desabrigados.

Em Paula Freitas, ele foi recebido no gabinete do prefeito Sebastião Dalpra (Xiru), acompanhado do vereador Edson Cordeiro (Deco) e de secretários municipais, para conversar, entre outros assuntos, sobre os danos que muitas casas naquele município sofreram em decorrência do granizo e das chuvas das últimas semanas.

Ação coordenada envia alimentos para cidades afetadas

Cerca de 25 toneladas de alimentos foram enviadas nesta sexta-feira (20) para seis cidades afetadas pelas chuvas e alagamentos que atingem o Paraná. O envio integra uma ação coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Ceasa-PR, e pelo Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado do Paraná (Sindaruc).
Foram carregados três caminhões da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil com frutas, verduras e legumes doados por produtores rurais e pelos permissionários da Ceasa-PR, com destino a União da Vitória, Rio Negro, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Paula Freitas e Porto Amazonas.
Este volume se soma às doações de cerca de 50 toneladas que foram feitas anteriormente para estas e outras cidades afetadas, incluindo municípios de Santa Catarina, desde que as consequências das chuvas se agravaram pelo Estado.
Com informações da AEN e assessoria