Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

Aliel participa de debate sobre a Ciência na UFPR

Evento teve a participação do reitor da UFPR, Ricardo Fonseca e comunidade acadêmica
2023-07-29 às 11:48
Foto: Assessoria

O deputado federal Aliel Machado (PV) participou nesta sexta-feira (28) de um debate na 75ª Reunião da SBPC, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza o encontro anualmente e este ano se reúne Curitiba e conta com diversos painéis e atividades. O debate analisou as iniciativas do parlamento brasileiro para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no país e contou com a participação do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

“Tive uma grande honra, mas também um grande desafio, de presidir a comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). Durante esse período, que foi o mais agudo da pandemia de COVID-19 no país, tomamos várias medidas em defesa da Ciência. Defendemos a vacina, os cientistas, conseguimos reverter os cortes que estavam sendo feitos para as universidades e a pesquisa, entre outras ações”, relembra Aliel.

Durante sua participação, Aliel fez um resumo das ações durante a presidência da CCTCI e também do trabalho do parlamento para o desenvolvimento da Ciência. O deputado ainda destacou o papel que a comissão teve na luta contra bloqueios do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), na proibição do cancelamento de bolsas na pandemia e na garantia de recursos para as universidades federais. “Apesar do momento grave, a comissão, composta por parlamentares de vários partidos, foi unânime na defesa das vacinas e dos recursos para a ciência”, afirmou ele.

A mesa foi mediada pelo secretário executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br), Fabio Guedes e contou ainda com a participação da vice-presidente da SBPC, Fernanda Antônia da Fonseca Sobral e de Helena B. Nader, da Academia Brasileira de Ciências.

O evento está sendo realizado até este fim de semana no Campus politécnico da Universidade Federal do Paraná e possui espaços do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I), Seti, UEPG, entre outras.

da assessoria