Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025

Ao Ponto de Vista, prefeito de Irati ressalta turismo de eventos no município

2023-07-08 às 16:09

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, em entrevista ao apresentador João Barbiero, no programa Ponto de Vista, levado ao ar a todo o Paraná pela Rede T na manhã deste sábado (08), destacou o potencial turístico do município e também as transformações que tem implementado na cidade. Um dos principais atrativos, de acordo com o mandatário, é o 33º Rodeio Crioulo de Integração de Irati, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho. Esta edição é especial visto que sediará a etapa nacional da competição de rodeios. “Os últimos que aconteceram foram no estado do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Agora, no Paraná, das 399 cidades, Irati foi escolhida por essa tradição de rodeios. Para nós vai ser uma satisfação, um evento turístico que vai trazer o Brasil para Irati”, conta.

Ao falar sobre os resultados proporcionados pela atividade turística, Derbli conta que ações do setor fomentam a economia do município. “As pessoas que vêm de outros estados chegam na farmácia, compram, vão a hotel. Fomenta a cidade durante a semana inteira. Nossa população é de 60 mil pessoas. Teremos mais 10 mil em uma semana”, pondera.

O prefeito também destacou o turismo religioso, a Festa do Pêssego e do Borrego no Rolete como integrantes do calendário de eventos de Irati. “São festas que na década de 90 tiveram o auge e nós reativamos. Criamos a primeira Expo Irati no ano passado e foi um sucesso total. Esse ano teremos novamente em outubro. A gente traz todo o comércio local para o Parque de Exposição a custo zero, não cobramos um real, para fomentar o comércio na cidade. A gente faz essa festa e traz cantores como Amado Batista, Jads e Jadson, Fernando e Sorocaba, grandes shows. Faço o convite para o pessoal do estado todo para visitar”, conta.

Mas o prefeito afirma que não é só o turismo que tem proporcionado melhoras ao município. “Irati está evoluindo em todos os setores. Se tornou um polo educacional com a vinda de universidades e um polo de saúde com a questão de ser uma cidade regional da AMCESPAR (Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná), onde se instalam muitas clínicas, laboratórios, estamos com uma referência muito boa. Irati está se transformando muito na área da indústria e do serviço, porque tem muita coisa acontecendo aqui. A gente se sente realizado”, conclui

Lar

Derbli também relembrou um pouco da sua trajetória política durante a entrevista. “Irati me adotou. Sou um ponta-grossense nato nascido e criado na Ronda. Vim para cá com 18 anos e hoje estou com 64. É um sentimento satisfação e realização, por mim e por todos os prefeitos que me antecederam nesses 116 anos. Cada prefeito quando senta nessa cadeira e fica na gestão da prefeitura, cuidando de 60 mil pessoas, todos vêm com o intuito de fazer o melhor pela cidade. Temos muitas obras que vão ficar na história de Irati e eu não quero status para mim, mas quero sair daqui dizendo ‘eu fiz um bom trabalho pela minha cidade, pelo município onde eu moro'”, reflete.

Confira abaixo a entrevista na íntegra: