Domingo, 14 de Setembro de 2025

Após participar de palestra, criança identifica abuso e denuncia agressor no PR

2025-09-14 às 13:17
Foto: Fábio Dias/EPR

Uma criança de 11 anos conseguiu identificar que estava sendo vítima de violência sexual após participar de uma palestra sobre prevenção e combate ao abuso infantil, promovida por um grupo de jovens de uma igreja em Santa Tereza do Oeste, no oeste do Paraná. Após o evento, a criança contou ao pai sobre a situação, e o caso foi registrado na Polícia Civil.

De acordo com informações da Polícia Civil do Paraná (PC-PR), o suspeito do crime, um homem de 60 anos, foi preso preventivamente na noite de quinta-feira (11) e agora responderá por estupro de vulnerável. O delegado responsável pelo caso, Júlio César Bianchi, destacou a importância das palestras e das discussões sobre o tema, especialmente em ambientes como igrejas e escolas, para que crianças e adolescentes possam reconhecer sinais de abuso.

“Os diálogos promovidos por instituições, como igrejas e escolas, contribuem para a conscientização de crianças e adolescentes, para que possam identificar e denunciar situações de abuso”, afirmou o delegado ao g1.

O suspeito é parente da vítima, porém a Polícia Civil optou por não divulgar o grau de parentesco para preservar a identidade da criança e garantir a confidencialidade das investigações. O delegado também revelou que o homem já responde a dois inquéritos policiais relacionados a crimes sexuais contra outras crianças e adolescentes da sua família.

O acusado segue preso na cadeia pública de Cascavel, enquanto as investigações continuam. A Polícia Civil orienta que denúncias de abusos possam ser feitas de forma anônima, pelos números 197 (Polícia) ou 181 (Disque-Denúncia).