Moradores das comunidades Canudo e Cachoeira, em São João do Triunfo, e de Campina dos Pupos, no município de Ortigueira, nos Campos Gerais, estão sendo beneficiados pelo Programa Sanepar Rural. Viabilizado por meio de parceria entre a Sanepar, os municípios e os moradores, o programa tem como objetivo expandir o acesso à água tratada de qualidade para as pequenas comunidades.
Em Canudo e Cachoeira, o Sanepar Rural vai beneficiar diretamente 130 famílias, e mais 87 serão atendidas em Campina dos Pupos. A Companhia fornece os materiais hidráulicos e equipamentos, elabora estudo técnico de engenharia e dá apoio técnico, ambiental e treinamentos, além de orientar, organizar e capacitar as comunidades para fazerem a própria gestão de seus sistemas de abastecimento.
No final de julho, as comunidades participaram de reuniões com a Sanepar. Em Canudos e Cachoeira, o encontro reuniu os moradores para aprovarem o Regimento Interno sugerido pela Organização Comunitária da Sanepar, e em Campina dos Pupos foi criada e aprovada a Associação da Água, elegendo sua diretoria e conselho fiscal.
“O investimento, por maior que seja, sem a organização comunitária e a orientação para a gestão do sistema, torna o esforço paliativo”, destaca o assistente da Diretoria Comercial da Companhia, Roboão Senegaglia. Ele lembra que a Sanepar busca sempre atuar para a universalização do acesso à água tratada, melhorando a qualidade de vida das pessoas e valorizando a pequena propriedade por meio do Programa Sanepar Rural.
Para Rosenilda da Silva, moradora de Campina dos Pupos, a parceria com a Sanepar é um sonho realizado. “Acho que será a melhor solução para nossa comunidade em relação ao abastecimento de água. Há quatro anos, estamos sofrendo muitos dias sem água para as necessidades básicas”, diz.
Assim como outras famílias da localidade, ela depende de caminhão-pipa desde que viu as minas da propriedade secarem com a crise hídrica no Estado.
Em Campina dos Pupos serão instalados 9,2 quilômetros de redes de distribuição e 3,2 quilômetros de adutora, além de feitas as instalações hidráulicas no poço e no reservatório. Também serão fornecidos os hidrômetros e os kits para que as 87 famílias beneficiadas façam a ligação domiciliar.
Para abastecer as 130 famílias que residem nas comunidades de Canudo e Cachoeira, em São João do Triunfo, serão feitas as instalações hidráulicas para funcionamento do poço e do reservatório, implantados 23,7 quilômetros de redes de distribuição de água, mais 7,3 quilômetros de adutoras e fornecidos os kits para ligação domiciliar, com hidrômetros.
da AEN