O deputado Arilson Chiorato (PT) participou, nesta segunda-feira (09), de visita realizada pelos ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, e do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Wellington Dias, à Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran), localizada no Assentamento Dorcelina Folador.
O evento marca a abertura do diálogo para a promoção do desenvolvimento das cadeias produtivas e soberania alimentar. A iniciativa visa estimular o desenvolvimento social, o combate à fome e à insegurança alimentar. “Essa é uma visita simbólica à Copran, que é um exemplo bem-sucedido de agroindústria dentro de um assentamento. O Dorcelina, com certeza, tem muito a ensinar na produção hortifrutigranjeiro, de laticínios, de geração de renda e produção de alimentos”, avalia o deputado Arilson.
O parlamentar, que preside o Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná, observa ainda que o evento de hoje sinaliza o compromisso do Governo Lula com a agricultura familiar, que é a grande produtora de alimentos saudáveis em todas as regiões do Brasil, e uma grande aliada no combate à fome. “Os pequenos produtores e produtoras rurais voltam a ter suas necessidades olhadas e atendidas, pois esse é um compromisso do presidente Lula”, pontua. As agroindústrias da Copran produzem, hoje em dia, cerca de 42 mil toneladas de alimentos por dia e atendem mais de 420 produtores de leite situados em mais de 20 municípios das regiões Norte, Centro-Oeste e Noroeste do Paraná.
A visita ao assentamento contou também com a participação da diretora socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cézar Aldrighi, do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, do prefeito Sérgio Onofre (PSD), e diversas lideranças políticas da região.
da assessoria