A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aprovou, na terça-feira (29), em primeiro turno, a concessão do título de cidadão benemérito ao presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Fernando Quadros da Silva. A homenagem foi proposta pelas deputadas Mabel Canto (PP) e Maria Victoria (PP) e pelo deputado Hussein Bakri (PSD).
A deputada Maria Victoria afirma que o título ao desembargador Fernando Quadros da Silva é o justo reconhecimento a uma trajetória marcada pelo compromisso ao aprimoramento das instituições e ao serviço público de excelência.
“Uma carreira marcada por contribuições brilhantes ao fortalecimento do sistema jurídico brasileiro com atuação ética e técnica”, aponta Maria Victoria.
“É um orgulho para o Paraná homenagear alguém com tanta dedicação ao Direito e ao serviço público. Essa é uma forma de reconhecer sua atuação, integridade e contribuição para o nosso país”, destacou a deputada Mabel Canto.
“O desembargador federal Fernando Quadros é meu amigo particular e conterrâneo de União da Vitória. E, como alguém que o conhece desde a infância e acompanha a trajetória de 30 anos na magistratura, sou testemunha da sua atuação sempre em prol de uma Justiça solidária e próxima da população, como tem feito à frente do TRF4. Ele é mais do que merecedor dessa homenagem, um orgulho para todo o Paraná”, afirmou Bakri.
Sobre
Natural de União da Vitória, o desembargador federal Fernando Quadros da Silva nasceu em 29 de março de 1964. Construiu uma sólida e respeitada trajetória no direito público brasileiro, com destaque para sua atuação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), onde é desembargador desde 2009 e atualmente exerce a presidência da Corte no biênio 2023-2025.
Graduado em Direito pela Unicuritiba (1988), é especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília (1997), mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2001), doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021)
Sua formação acadêmica é acompanhada por uma ampla produção intelectual, incluindo a publicação de livros e artigos sobre agências reguladoras, crimes ambientais e juizados especiais federais, entre outros temas.
Na magistratura federal, ingressou como juiz substituto em Maringá em 1993, atuando posteriormente como juiz titular em Curitiba até sua nomeação ao TRF4 por merecimento.
Ao longo da carreira, ocupou cargos estratégicos como coordenador dos Juizados Especiais Federais, presidente da 3ª Turma, membro do Conselho de Administração e gestor de metas do CNJ, além de ter presidido o Comitê Regional de Planejamento Estratégico da 4ª Região.
Sua experiência inclui passagens pelo Ministério Público, como procurador do Ministério Público do Trabalho (1991–1993), e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (2004–2006) e atuou também como procurador do Estado do Paraná (1989/1991), assessor parlamentar na Secretaria de Estado do Planejamento (1986/1988) e advogado privado (1988/1991).
Por sua contribuição ao país, recebeu diversas condecorações como a Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro), a Medalha Mérito Santos-Dumont (Aeronáutica), Ordem Estadual do Pinheiro (Governo do Paraná) e o título de Cidadão Honorário de Maringá.
da Alep