Domingo, 19 de Maio de 2024

Assembleia realiza sessão para homenagear os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

2024-02-19 às 16:04

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná realiza na quarta-feira (21) uma sessão solene em comemoração aos “150 anos da Imigração Italiana no Brasil”. A homenagem foi proposta pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Ademar Traiano (PSD); pela segunda-secretária, deputada estadual Maria Victoria (PP) e pelo deputado estadual, Luiz Claudio Romanelli (PSD).

A sessão – organizada em parceria com o Consulado Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina e entidades ligadas à comunidade italiana – contará com homenagens a pessoas que colaboraram com o fortalecimento das relações entre a Itália e o Paraná e com presença de grupos folclóricos, entidades, associações e representantes ítalo-brasileiros.

Embaixada da Itália no Brasil desenvolveu o logotipo comemorativo dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Embaixada da Itália no Brasil desenvolveu o logotipo comemorativo dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Créditos: Embaixada da Itália no Brasil.

“Esta sessão solene vem reconhecer a importância s imigrantes Italianos na história do nosso Estado. O Paraná é o segundo Estado no Brasil com o maior número de descendentes italianos e esta cultura é viva entre nós. Eu mesmo venho de uma família de descendentes italianos e sinto orgulho em ser um dos proponentes desta honraria”, ressaltou o presidente Ademar Traiano.

A deputada Maria Victoria destacou a coragem, determinação e a contribuição das famílias italianas que migraram para o Brasil. “Uma jornada que resultou em contribuições marcantes para a economia, agricultura, comércio, cultura e gastronomia do Brasil e, em especial, do Paraná. A construção desse Estado que é referência no país em diversas áreas passa pela história, trabalho e dedicação dos primeiros italianos e de seus descendentes”.

O deputado Luiz Claudio Romanelli destacou que presença italiana moldou a história e a identidade paranaense. Como bom descendente de imigrantes italianos, não poderia deixar de participar da comemoração. Há 150 anos os italianos dão uma contribuição diária ao desenvolvimento do Paraná. Enriqueceram nossas tradições e a fortaleceram a base produtiva do estado. Desde a sua chegada, os imigrantes ajudaram a impulsionar a produção agrícola e tiveram papel essencial na modernização do comércio e na instalação das primeiras indústrias”, afirmou o parlamentar.

Imigração

Em fevereiro de 1874, os primeiros imigrantes italianos desembarcaram no Brasil no Porto de Vitória, Espírito Santo. A viagem de 45 dias trouxe 388 italianos e italianas.

Oficialmente, os primeiros italianos chegaram ao Paraná em 1875 e se instalaram nas regiões de Antonina, Paranaguá e Morretes, fundando as colônias de Nova Itália e Nova Alexandra.

Em 1900, viviam no Paraná mais de 30 mil italianos. No início, a maior parte eram colonos autônomos, porém com o desenvolvimento do café, passaram a compor a mão-de-obra da produção cafeeira.

Em Curitiba chegaram a partir de 1872, estabelecendo-se como agricultores em vários núcleos coloniais da região, que posteriormente deram origem aos atuais bairros de Pilarzinho, Água Verde, Umbará e Santa Felicidade

A influência italiana desempenhou um papel crucial na formação da identidade cultural e econômica do Paraná. Hoje, é estimado que aproximadamente 40 % da população do Estado sejam descendentes de italianos, sendo que apenas uma família (Túlio) é responsável por cerca de 5 mil descendentes.

Serviço:

Sessão Solene 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

Data: 21/2

Horário: 18h

Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná

da Alep