Sábado, 23 de Agosto de 2025

Beto Preto acompanha Ratinho Junior em missão nos EUA que reconhece PR como ‘Estado Amigo da Pessoa Idosa’

2025-08-23 às 13:22

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, embarca neste sábado (23) para os Estados Unidos como parte da comitiva do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O grupo participará de uma agenda oficial em Washington, onde, na segunda-feira (25), o Paraná receberá um certificado de membro afiliado da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, em cerimônia na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O reconhecimento é resultado de políticas públicas adotadas pelo Estado voltadas à atenção à população idosa, especialmente no âmbito da saúde. A viagem inclui reuniões técnicas com representantes da OPAS/OMS para apresentação de dados e iniciativas implementadas no Paraná desde 2019.

Antes do embarque, Beto Preto concedeu entrevista à imprensa e destacou a importância da participação do Paraná na rede internacional.

“Teremos, segunda-feira, importantes reuniões com a Organização Panamericana de Saúde, estando na comitiva do governador Ratinho Júnior. O Estado do Paraná será reconhecido e receberá um certificado como um estado atento e amigo da pessoa idosa”, afirmou o secretário.

Ele explicou que o Estado tem avançado com ações como o Planifica SUS, programa que integra atenção primária e especializada com foco em melhorar o atendimento à população com mais de 60 anos.

“Essa é uma política que nós estamos desenvolvendo também desde 2019, implementada com o Planifica SUS, que é um grande programa que junta a atenção primária em saúde com a atenção especializada, no sentido de que as pessoas com mais de 60 anos têm assegurados alguns direitos. É claro que isso não acontece do dia para a noite, mas aqui no Paraná nós já temos um sistema de informações da pessoa idosa”, disse.

De acordo com Beto Preto, o sistema utiliza um questionário de verificação de funcionalidade, atividade e cognição, já respondido por cerca de 220 mil pessoas no estado, número que representa uma parte dos mais de 2 milhões de idosos que vivem no Paraná.

“Nós estamos indo debater na Organização Panamericana de Saúde, em Washington, também esses números.”

O secretário também mencionou projetos locais, como o condomínio do idoso de Apucarana, que, segundo ele, foi deixado de lado em gestões anteriores, mas continua sendo prioridade.

“Quero aqui registrar, falando dos idosos, também a luta que nós temos pelo condomínio do idoso da cidade de Apucarana, infelizmente esquecido no mandato anterior. Mas nós continuamos nas políticas públicas propostas pelo governador Ratinho Júnior, continuamos tentando fazer o melhor pela nossa região”, complementou Beto.

A agenda oficial segue até terça-feira (27), e faz parte das ações internacionais do Governo do Paraná para ampliar parcerias e divulgar programas estaduais de referência