Domingo, 21 de Julho de 2024

Beto Preto afirma que capacitação para cuidados a autistas oferecida pelo Governo do Estado é vitória importante para a causa

2023-05-05 às 09:53

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, participou de reunião com a equipe da coordenação dos assuntos das pessoas com transtorno do espectro autista nessa semana. “Nossa equipe pode fazer um balanço das ações em mais de um ano de trabalho”, afirmou. Entre as medidas destacadas pelo secretário estão a capacitação de diversos profissionais da saúde, professores e famílias para trabalhar com o público autista. Conforme Beto, são quase mil trabalhadores que se especializam no atendimento a pessoas com autismo.

Médico por formação, o secretário ainda ressalta que a capacitação já atinge mais de 34 mil mães e pais no estado. “Nós vamos continuar com a nossa coordenação interna da Secretaria de Estado da Saúde, nossa relação nesse assunto é olho no olho. Vamos capacitar e informar”, garante Beto.

Capacitação

O Governo do Estado oferta desde 2021 a capacitação multiprofissional em Análise do Comportamento (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O treinamento, que ocorre de maneira virtual por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (Espp), é direcionado para pais e cuidadores.

Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o número de pessoas capacitadas é expressivo e mostra um impacto positivo do acesso à educação em saúde. “A Análise do Comportamento é uma metodologia reconhecida internacionalmente, com comprovação científica e que busca aumentar a qualidade de vida da pessoa autista, sendo uma grande ferramenta de auxílio a pais e tutores”, avalia.

O treinamento é gratuito e pode ser acessado clicando aqui.

com informações da AEN