O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto (PSD), foi exonerado do cargo para poder retornar à Câmara dos Deputados, em Brasília, e discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. A informação consta no Diário Oficial do Estado do Paraná, publicado nesta segunda-feira (20).
Na capital federal, Beto Preto tem o objetivo de buscar recursos para o Governo do Paraná, no orçamento do próximo ano. “Hoje em Brasília a bancada do PSD Paraná, juntamente com nosso líder do partido na Câmara, Antônio Brito, levou até o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, uma importante discussão para apoio aos agricultores que foram afetados pela chuva. Uma parceria fundamental para agilizar a recuperação desse setor tão importante”, escreveu o deputado federal nas redes sociais.
Além de Beto Preto, outros três secretários de Ratinho Junior também foram exonerados para participar da votação da LDO: Leandre Dal Ponte (secretária da pasta da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa), Ricardo Barros (secretário de Indústria e Comércio) e Sandro Alex (secretário de Infraestrutura).
Lei de Diretrizes Orçamentárias
De acordo com a Câmara dos Deputados, a LDO estabelece as regras para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do ano seguinte. Entre outros itens, a LDO determina o nível de equilíbrio geral entre receitas e despesas; traça regras para as despesas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; autoriza o aumento de despesas com pessoal; disciplina o repasse de verbas da União para estados, municípios e entidades privadas e indica prioridades de financiamento pelos bancos públicos.
Confira o decreto de exoneração de Beto Preto: