Um caminhão carregado com 27 toneladas de frango congelado tombou na tarde desta quinta-feira (03), no km 467 da BR-277, em Laranjeiras do Sul, região central do Paraná. Toda a carga foi saqueada por um grupo de pessoas que se aglomerou no local após o acidente, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O tombamento ocorreu por volta das 16h30, entre os municípios de Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras. Conforme a PRF, à medida que anoitecia, o número de pessoas no local cresceu rapidamente, e a situação saiu do controle.
“Inicialmente, cerca de 40 pessoas se aproximaram da cena do acidente, mas o número aumentou rapidamente, chegando a aproximadamente 100 indivíduos. A equipe da PRF e representantes de outros órgãos enfrentaram resistência diante do comportamento hostil por parte de integrantes do grupo que iniciou o saque da carga. […] Houve relatos de apedrejamento às equipes da PRF”, relatou a corporação ao g1.
Apesar da violência e do tumulto, ninguém foi preso. O caminhoneiro saiu ileso do acidente, cujas causas ainda não foram divulgadas pelas autoridades.
Segundo a legislação brasileira, não há um artigo específico no Código Penal para o saque de carga em acidentes, mas a prática é considerada ilegal e pode ser enquadrada como furto. A definição jurídica para o crime é “subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”, com pena prevista de um a quatro anos de prisão, além de multa.
A depender das circunstâncias, o furto pode ser classificado como qualificado, aumentando a punição. Além disso, quem adquire, transporta ou esconde produtos obtidos por meio do saque pode responder por receptação.