há 7 horas
Amanda Martins
Os casos de feminicídio no Paraná caíram 11,3% entre janeiro e setembro de 2025, segundo dados divulgados pela Polícia Militar do Paraná (PMPR). No período, foram registradas 63 ocorrências do crime, contra 71 no mesmo intervalo de 2024.
Os números fazem parte do balanço da Operação Shamar, realizada pela PMPR, que conta com a atuação de 13.441 policiais militares nos 395 municípios do estado. A operação tem como foco o combate à violência doméstica e familiar e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres.
De acordo com o levantamento, a Polícia Militar realizou 4.056 atendimentos nos primeiros nove meses do ano, resultando na prisão de 1.025 pessoas por crimes de violência doméstica e familiar, além de dois flagrantes de feminicídio.
Durante as ações, foram apreendidas 34 armas de fogo, três veículos recuperados e 38 recolhidos ao pátio. O relatório ainda aponta 11.362 vítimas atendidas, 4.452 visitas preventivas e 3.122 fiscalizações de medidas protetivas de urgência.
O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou o impacto positivo das ações preventivas:
“A Operação Shamar reflete o empenho da Polícia Militar do Paraná em proteger as mulheres e combater qualquer forma de violência. A redução nos casos de feminicídio demonstra que o trabalho integrado, o diálogo com a sociedade e as ações preventivas estão salvando vidas e fortalecendo a rede de proteção em todo o estado.”
Além das ações operacionais, a operação também promoveu 13 reuniões com redes de proteção à mulher, envolvendo órgãos públicos, entidades sociais e representantes da comunidade, reforçando o compromisso com a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero no Paraná.