há 2 horas
Gabriel Aparecido
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou a possibilidade de pancadas de chuva no estado, com chance de temporais isolados a partir desta quinta-feira (16). A formação de um cavado meteorológico entre o Sul do Brasil e países vizinhos favorece o aumento da instabilidade climática.
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, a previsão indica que, ao longo da tarde, pancadas de chuva isoladas possam ser registradas nas regiões Oeste e Sul do Paraná. O órgão também aponta a possibilidade de temporais localizados em algumas cidades. “A princípio, não são grandes tempestades, e sim chuvas rápidas e localizadas entre a tarde e o início da noite. A tendência é que, durante a noite, essas tempestades percam força e, na madrugada, haja apenas nebulosidade variável”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
O cavado meteorológico é uma região alongada de baixa pressão atmosférica, que costuma favorecer a formação de nuvens e tempestades. O fenômeno já provoca instabilidade no norte da Argentina, no Paraguai e em Santa Catarina. Com o calor e a umidade elevados, o sistema começa a se deslocar em direção ao norte.
Ao longo desta quinta-feira, municípios das regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste, Sul e partes do Norte do Paraná devem sentir os efeitos do fenômeno. As cidades mais próximas das áreas de fronteira serão as mais afetadas.
Antes da chegada da chuva, o tempo segue abafado em todas as regiões do estado, com temperaturas máximas acima dos 33°C em cidades do Noroeste e Norte.
Segundo o Simepar, o tempo deve permanecer instável e abafado na sexta-feira (17), com previsão de chuvas mais organizadas ao longo da tarde e que se estendem até o sábado (18) em todo o estado.
Municípios localizados mais ao sul, do extremo Oeste até o Litoral, terão maior probabilidade de tempestades.
O Simepar segue atualizando seus boletins meteorológicos e prestando apoio à Defesa Civil do Paraná na emissão de alertas à população. Informações detalhadas sobre a previsão para cada município podem ser consultadas diretamente no LINK.