Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024

Chefes do CEM15 e MI-9 fazem balanço do primeiro dia de reuniões

2024-10-02 às 11:41
Jean Pavão/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional está apoiando um dos maiores eventos de energia limpa do ano, reunindo as comunidades da Clean Energy Ministerial e da Mission Innovation com os ministros de Energia dos países integrantes do G20 para elaborar uma agenda focada em ações para acelerar a transição global para a energia limpa. Os encontros acontecem de 30 de setembro a 4 de outubro, nos hotéis Mabu e Bourbon, em Foz do Iguaçu (PR).

Ao final desta terça-feira (1º), a chefe do secretariado da Mission Innovation, Eleanor Webster, destacou a “incrível energia” que permeou o primeiro dia, ressaltando a beleza de Foz do Iguaçu e a centralidade da energia renovável na cidade. Webster anunciou o lançamento do “Inclusivity Catalyst”, um programa focado em garantir que a inclusão esteja no centro das inovações e ações relacionadas à transição energética, visando atender às necessidades específicas de diferentes regiões.

“Também tivemos uma sessão inteira sobre como a inovação pode ajudar países em desenvolvimento. Além disso, discutimos como a inovação de máquinas pode beneficiar esses países. Plataformas globais, como a Agência Internacional de Energia (IEA) e a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), desempenham um papel crítico em apoiar a colaboração entre diferentes países, incluindo o escalonamento de projetos privados e a inclusão”, afirmou.

Para o chefe do secretariado da Clean Energy Ministerial (CEM), Jean François-Gagnè, os participantes do encontro estão analisando as melhores práticas de desenvolvimento de energia justa para beneficiar mulheres, jovens e populações não representadas, com o objetivo de incorporá-los nas políticas públicas. Ele ainda destacou a importância de envolver e convencer as comunidades a participar ativamente no processo.

“A significância de Foz do Iguaçu como demonstração de prosperidade através da energia limpa via Itaipu Binacional, cogerida por Paraguai e Brasil, faz deste um lugar ideal para colaboração internacional. É também um exemplo de como colaborações públicas e privadas podem proporcionar valor e acessibilidade, protegendo os impactos econômicos, sociais e ambientais da transição para a energia limpa”, acrescentou François-Gagnè.

A agenda de encontros continua até sexta-feira (4).

O apoio da Itaipu a eventos que discutem transição energética e energia renovável está vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial o ODS 7, energia limpa e acessível.

Da assessoria