há 2 horas
Heryvelton Martins
As intensas chuvas que atingiram Maringá desde a noite de sábado, 11 de outubro, causaram a abertura de uma cratera de grandes proporções na Avenida São Paulo, bem em frente ao Shopping Avenida Center. A erosão, que começou no canteiro central e se abriu gradativamente, ocorreu em um trecho que concentra diversas galerias de água pluvial, e o excesso de volume hídrico é a principal suspeita para o rompimento da estrutura e o consequente arrastamento de terra por baixo da via.
O incidente mobilizou rapidamente as equipes do Corpo de Bombeiros, que interditaram parcialmente o local para garantir a segurança. O Superintendente de Obras, Sargento Guedes, afirmou que a erosão pode ter sido causada por um vazamento em uma galeria de água.
A Prefeitura de Maringá, por meio de nota oficial, confirmou que o trecho da Avenida São Paulo, entre as avenidas Mauá e Horácio Raccanello, está sinalizado e parcialmente bloqueado. Engenheiros do município realizam uma vistoria técnica detalhada, uma vez que o acúmulo de chuvas no período de domingo (12) a segunda-feira (13) foi de 77,6 milímetros, conforme dados do Simepar. A prefeitura informa que os trabalhos de reparo terão início assim que a chuva cessar.
A cratera, que não causou acidentes com veículos por ter se aberto no canteiro central no sentido à Avenida Colombo, é um dos reflexos do temporal que atingiu a cidade. Além do estrago na via, o fim de semana com chuva intensa e rajadas de vento de até 52,2 km/h resultou na queda de oito árvores em Maringá. O binário da direita na Avenida São Paulo segue interditado, e o fluxo de tráfego é desviado para a Avenida Mauá, com agentes de trânsito na região para orientação.