Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2025

Com apoio do IAT, técnicos resgatam cachorro-do-mato ferido no PR

2025-02-27 às 16:21
Foto: IAT

O Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com a prefeitura de Toledo, no Oeste do Paraná, resgatou na manhã desta quinta-feira (27) um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) macho, de aproximadamente dois anos, no perímetro urbano do município. A equipe do órgão ambiental foi acionada por um morador da região, que encontrou o animal ferido, próximo a uma das rodovias que cortam o município.

Ele foi encaminhado para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) de Cascavel, também no Oeste, para a realização de exames, que apontaram três diferentes fraturas – duas no crânio e uma no ombro –, causadas, muito provavelmente, por um atropelamento. “O animal vai ficar em observação e tratamento até que esteja saudável. Quando estiver apto, vamos realizar a soltura”, explicou o responsável pelo setor de Proteção Animal de Toledo, Tiago Pizatto.

Parceria

Em fevereiro de 2024 IAT e a Secretaria de Meio Ambiente de Toledo se juntaram para aperfeiçoar o atendimento aos animais silvestres no município. Em 2025 já foram 177 resgates, de diferentes espécies da fauna local.

Os animais resgatados passam por avaliação com médicos veterinários e, aqueles que estão em boas condições de saúde, são devolvidos à natureza, preferencialmente em regiões de mata fechada. Já os que apresentam lesões ou outros tipos de vulnerabilidade são encaminhados para reabilitação no CAFS de Cascavel, que é vinculado ao Centro Universitário de Cascavel (Univel).

Para pedir auxílio dos técnicos responsáveis pelos resgates em Toledo, o cidadão pode entrar em contato pelo WhatsApp (45) 9 9828-1232.

Denuncie

Ao avistar animais machucados, vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma breve e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes farão o atendimento.

da AEN