Segunda-feira, 07 de Julho de 2025

Confira cinco dicas de lazer em Unidades de Conservação do PR para as férias escolares

2025-07-07 às 14:17
Foto: Pedro Ribas/Arquivo/AEN

O Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), preparou um roteiro com dicas de como curtir o recesso escolar próximo à natureza. Tem de tudo, de trilhas simples a formações geológicas únicas.

Além disso, importante destacar que os passeios pelas Unidades de Conservação (UCs) do Estado são também um convite à educação ambiental. Nesses complexos, as crianças são orientadas de como devem se comportar para não agredir ao meio ambiente. Há, também, uma exposição com fotos do novo Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Paraná, lançado pelo Governo do Estado neste ano.

Confira uma de lista com cinco dicas de passeios pelas belezas naturais do Paraná:

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix

O local abriga ruínas da antiga cidade colonial espanhola Villa Rica del Espiritu Santu e, apesar de não estarem abertas à visitação, é possível conhecer a história do local no centro de visitantes, que reúne artefatos cerâmicos, ossadas e uma grande maquete.

Localizado no município de Fênix, no Noroeste do Paraná, o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo é o destino para quem quer mesclar contato com a natureza e história. O parque funciona de quarta a segunda-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com agendamento obrigatório para excursões. A entrada é gratuita.

Parque Estadual Pico do Marumbi

Localizado nos municípios de Morretes, Piraquara e Quatro Barras, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, o parque é uma das principais unidades de conservação da Mata Atlântica no Paraná. Além de trilhas com diferentes níveis de dificuldade, o a Unidade de Conservação conta com mirantes, cachoeiras e piscinas naturais.

O espaço também possui acesso por trem turístico, saindo de Curitiba, o que transforma o deslocamento em uma atração à parte. Além disso, existem opções de camping e diversas atividades voltadas à educação ambiental. Toda visita requer cadastro prévio e assinatura de termo de responsabilidade, o que garante segurança e organização. A entrada é gratuita e o parque funciona todos os dias.

Parque Estadual de Vila Velha

Além dos arenitos, conhecidos como um dos pontos mais icônicos do Paraná, o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, conta com trilhas autoguiadas com diferentes níveis de dificuldade, transporte interno até os principais atrativos, observação da fauna e flora nativas. Há, também, como conhecer lendas locais, como a da “cidade de pedra” Itacueretaba.

O parque inclui também visita às Furnas, crateras de até 100 metros de profundidade, e à Lagoa Dourada, conhecida pelos cardumes de peixes visíveis a olho nu. Funciona de quarta a segunda-feira, das 9h às 17h.

Aquário de Paranaguá

Um dos maiores aquários do Sul do Brasil, o espaço reúne mais de 30 recintos, que abrigam diversas espécies aquáticas, como tubarões, raias, tartarugas, jacarés, peixes coloridos e até pinguins. Muitas dessas espécies foram resgatadas e recebem cuidados da equipe técnica do local.

Além de educativo e divertido, o passeio ao Aquário de Paranaguá permite aos visitantes tocarem em alguns animais nos tanques interativos e participar de ações de conscientização ambiental. O complexo funciona de domingo a domingo, das 10h às 18h. Venda de ingressos somente na bilheteria. Mais informações neste link.

Exposição “Fauna Ameaçada é Fauna a Ser Salva”

Em cartaz na Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba, a mostra reúne fotos de 33 espécies ameaçadas de extinção. Inspirada no novo Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Paraná, lançado pelo Governo do Estado neste ano, o objetivo da exposição é provocar reflexão sobre a importância da conservação da biodiversidade. Com visitação gratuita, a exposição está disponível das 6h às 19h30, todos os dias, até 3 de agosto.

da AEN