há 17 horas
Publicado por Gabriel Aparecido

A Copel, empresa responsável pelos sistemas de energia do Paraná, suspendeu por três meses o pagamento das faturas em Rio Bonito do Iguaçu. A medida visa garantir que as famílias afetadas possam se reconstruir após a tragédia ocorrida na última sexta-feira (07). Além disso, a companhia tem realizado ações de religamento da rede elétrica e de reconstrução das entradas de serviço de energia no município.
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, a Copel não emitirá faturas de energia para consumidores sem possibilidade de religamento por deficiência técnica, nos casos em que o imóvel precise passar por reconstrução da edificação ou da entrada de serviço.
O superintendente de Gestão Empresarial da Copel Distribuição, Diego Augusto Correa, destacou que a empresa está mobilizada em diversas frentes de apoio aos moradores. “O foco inicial é restabelecer a energia, com a recuperação da infraestrutura de distribuição já em andamento”, enfatizou. Segundo ele, o passo seguinte será a reconstrução dos padrões de energia para reconectar a população à rede elétrica, com início previsto para esta quarta-feira (12).
Desde o fim de semana, as equipes de campo da companhia estão mapeando as unidades consumidoras da cidade, já liberadas pela Defesa Civil Estadual, para programar a reconstrução dos padrões de entrada de energia. Foram visitados 742 imóveis, até o meio da tarde desta terça-feira (11), dos quais em 249 foi identificada a necessidade de obras para a conexão à rede.
As ações serão feitas com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), cujas diretrizes são estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os serviços serão realizados com materiais e equipamentos do estoque da Copel, que incluem postes, caixas de medição, fios e eletrodutos, e executados pelas equipes de obras da distribuidora, garantindo segurança e qualidade técnica.
A iniciativa foi formalmente comunicada à Aneel nesta segunda-feira (10) em razão do estado de calamidade pública decretado pelo Governo do Estado.
Os trabalhos de reconstrução da rede elétrica e de restabelecimento da energia em Rio Bonito do Iguaçu seguem em ritmo acelerado pelas equipes da Copel. Trabalhando de forma ininterrupta desde o evento climático, as equipes da companhia já recompuseram 75% da infraestrutura de distribuição, religando parte de unidades consumidoras e da iluminação pública no município.