Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

Deputada Mabel participa do V Fórum Internacional Mulher Mariposa em Paris

2024-11-25 às 16:10
Foto: Divulgação

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB), líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná, participou do V Fórum Internacional Mulher Mariposa, realizado em Paris, França. Nesta segunda-feira (25), Mabel foi a primeira palestrante do evento e fez uma fala sobre os desafios para implementar políticas públicas de gênero no Brasil, compartilhando também seu trabalho em defesa das mulheres do Paraná.

Mabel conta que “participar do Fórum nos permitiu conhecer mais do trabalho de outras mulheres ao redor do mundo em prol dos direitos das mulheres. Ouvimos testemunhos emocionantes e explanações sobre diretrizes e ações concretas em várias áreas, com participantes de países como México, Colômbia, França, Reino Unido, Chile, Venezuela, Marrocos, entre outros”.

A deputada está acompanhada da também deputada estadual Cristina Silvestri (PP). Elas são as únicas brasileiras a representar o país no Fórum, que reúne lideranças políticas de todo o mundo para discutir temas relacionados aos direitos das mulheres e ao combate à violência política de gênero. O convite foi feito pela Comissão de Relações Internacionais e Mercosul.

Durante o Fórum, outros importantes temas também foram debatidos. Cristina Silvestri destacou o trabalho pela criação da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, enquanto figuras internacionais como Pamela Garrido, fundadora da Emeser Ltda. (Chile), a ativista mexicana Esmeralda de Luna, a ex-ministra do Meio Ambiente do Equador Lorena Tapia Nunez e a presidente da Organização dos Direitos Humanos da Itália, Fiorella Cerchiara, também participaram das discussões.

Mabel é reconhecida por sua atuação em prol dos direitos das mulheres, tendo 18 leis aprovadas na temática feminina. Entre as principais conquistas estão a Lei do Código Estadual da Mulher Paranaense n° 21.926/2024, a Lei do Parto Adequado n° 20.127/2020, a Lei do Código do X Vermelho n° 20.585/2021 e a Lei da Igualdade nas Premiações Esportivas n° 21.871/2024.

Com sua presença no Fórum, Mabel reforça a importância do debate sobre os direitos das mulheres e o enfrentamento da violência política de gênero.

da assessoria