O deputado estadual Fabio Oliveira (PODE) foi agraciado com uma “Moção de Aplausos pela luta contra o cigarro eletrônico”, entregue pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) na segunda-feira (16), na sede da entidade, em Curitiba.
A homenagem foi prestada pelo CRM-PR a parlamentares engajados na oposição ao Projeto de Lei 5.008/2023, que visa regulamentar dispositivos como vapes e pods.
Cerca de 80 entidades médicas, incluindo a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), já se manifestaram contrárias à aprovação do PL que pretende regulamentar a produção e comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil.
Durante seu discurso, o deputado destacou o compromisso assumido com o CRM-PR de impedir a comercialização desses dispositivos. “Como legislador, me pergunto: por que é necessário um projeto de lei para proibir algo que já é proibido? Isso sugere que há falhas na fiscalização, mas, infelizmente, precisamos agir dessa maneira”, afirmou.
Fabio Oliveira também ressaltou a atuação conjunta na Assembleia Legislativa com os deputados Márcia Huçulak (PSD) e Tercilio Turini (MDB), ambos profissionais da área médica e homenageados na solenidade.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do CRM-PR, Romualdo José Ribeiro Gama; o vice-presidente, Eduardo Baptistella; o 1º secretário, Fernando Fabiano Castellano Junior; e a coordenadora da Câmara Técnica de Pneumologia e Tisiologia, Katiuscia da Cunha Lopes Fogaça; e o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
da Alep