Veículos pesados devem voltar a circular no trecho da Serra do Mar, na BR-277, a partir do meio-dia desta segunda (30), com o avanço das obras de contenção definitiva da encosta danificada da BR-277, no km 39 e km 41, região do Litoral. Ao longo de janeiro, houve restrição de tráfego na rodovia aos finais de semana para tentar reduzir o fluxo enquanto ocorriam as obras em locais atingidos por deslizamentos há dois meses.
Neste domingo (29), se mantém a restrição para o tráfego de caminhões entre as 14h e 0h, no sentido Curitiba. Na segunda (30), o bloqueio para veículos pesados prossegue entre as 6h da manhã e o meio-dia. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) trabalha com a expectativa de que as pistas onde ocorrem as obras sejam completamente liberadas até 25 de fevereiro, após o carnaval. O cumprimento do prazo, no entanto, depende das condições climáticas.
⚠️ Condição de tráfego na BR-277/PR, interdição parcial no km 42 (Morretes).
↘️ Sentido litoral – sem lentidão.
↖️ Sentido Curitiba – sem lentidão.
— PRF PR (@prf_pr) January 29, 2023
O DER-PR executa a recuperação da encosta da BR-277 no km 39 e km 41, enquanto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) efetua os serviços na altura do km 42.
Equipes começaram a perfuração dos pontos em que serão instalados os chumbadores, também chamados de grampos, no paredão rochoso do km 41, onde será montada e fixada tela metálica de alta resistência, que irá evitar o escorregamento de materiais assim que estiver concluída.
Em fevereiro, a tela começa a ser montada nos dois km, com previsão de liberação total das pistas até o dia 25, caso as condições climáticas permaneçam favoráveis, sendo concluída a operação até o início de abril.
Nos dois pontos, também foram iniciados os serviços de implantação de novos drenos, canaleta de corte e canaleta intermediária, para desviar as águas das chuvas e evitar que se acumulem nos taludes ou na pista.
Contenção
O DER/PR deu início à obra em 19 de dezembro, após acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que está fazendo a obra de recuperação do km 42, mas à época afirmou não ter os recursos para atender o km 39 e km 41.
Visando recuperar a trafegabilidade da rodovia federal, corredor logístico para o Porto de Paranaguá, o DER/PR trabalhou desde o início para liberar faixas extras de tráfego com a maior agilidade possível, sem abrir mão da segurança dos usuários e trabalhadores.
Além da perfuração iniciada esta semana, em locais já liberados, o DER/PR trabalha simultaneamente na contenção emergencial dos trechos, com remoção de blocos soltos e lascas de rochas dos taludes, além de permanecer realizando a limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem existentes.
No km 39, foi executado um muro de solo-cimento no acostamento, para conter materiais da encosta, enquanto no km 41 foi implantado colchão de areia e barreiras de concreto New Jersey em uma das pistas, para segurar o material sendo removido da área de escorregamento, que chega a 100 metros de altura.
Guindaste
O guindaste do DER/PR, utilizado no km 41, foi retirado novamente neste final de semana, para melhorar as condições de tráfego da BR-277, retornando somente na segunda-feira (30). Os trabalhos com o equipamento estão quase concluídos, devendo ser substituído em breve por andaimes ou solução semelhante, garantindo a liberação da faixa em que ele fica estacionado.
Tráfego
Atualmente, o trecho é operado com quatro pistas no km 39, três pistas no km 41 e duas pistas no km 42.
Com informações do DER/PR