O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participou nesta segunda-feira (17) da abertura da Conferência Climate Scanner, nas Cataratas do Iguaçu. O encontro, promovido pela Organização Internacional de Instituições Superiores de Controle (Intosai), reuniu lideranças nacionais e internacionais para debater os desafios climáticos e políticas públicas para preservação do meio ambiente. “É claro que a Itaipu Binacional é uma grande parceira nesta iniciativa, visamos e investimos sempre na sustentabilidade”, destacou Verri
Um dos destaques discutidos durante a conferência, de acordo com diretor, foi o Climate Scanner. Trata-se de uma ferramenta que permite avaliar a conduta dos governos e instituições contra a crise ambiental. Conforme o site do TCU que apresenta a ferramenta, ela opera a partir de três eixos de avaliação: Governança, Financiamento e Ação. Além disso, trabalha com objetivando avaliar as informações obtidas em nível nacional e internacional, consolidar dados produzidos pelas Instituições Superiores de Controle (ISC) participantes, comunicar informações relevantes em linguagem de fácil compreensão e dar suporte ao planejamento das ISC e à tomada de decisões pelos governos nacionais.
A Itaipu Binacional é conhecida por seu investimento em sustentabilidade, tendo em seus princípios a geração, incentivo e uso de energia proveniente de fontes limpas e renováveis, além de atuar em parceria com atores sociais pela causa e buscar a conservação e preservação do meio ambiente e respeito à biodiversidade.