Dois adolescentes de 15 anos morreram afogados no mar em Guaratuba, no Litoral do Paraná, neste sábado (28). Um deles, morador de Joinville, foi resgatado por volta das 17h. O segundo, natural de Curitiba, desapareceu e teve o corpo localizado em torno das 20h40. O incidente ocorreu no Balneário Coroados, em Guaratuba, em local sem proteção de guarda-vidas, entre os postos Coroados II e Coroados III, segundo o Corpo de Bombeiros.
De início, os bombeiros foram acionados para atender a três vítimas que estavam se afogando. Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros informou que os guarda-vidas dos postos próximos avistaram as vítimas que estavam se afogando, porém, em virtude da distância, apenas duas delas conseguiram permanecer na superfície. Um adolescente, que não teve a idade apurada, conseguiu sair sozinho do mar; um menino de 13 anos foi resgatado pelos bombeiros e o terceiro, de 15 anos, submergiu.
O adolescente de 15 anos, residente de Joinville, estava na praia com familiares. As buscas duraram cerca de 10 minutos até que a vítima submersa fosse localizada. Os bombeiros fizeram várias tentativas de reanimação, sem sucesso, e foi declarado óbito no local. Polícias Civil e Científica foram acionadas para a tomadas das providências necessárias.
Durante a operação, banhistas informaram que havia uma quarta vítima, que estava desaparecida, sem confirmação se estava ou não na água. A vítima era um adolescente de 15 anos, de Curitiba, irmão do menino de 13 anos que tinha sido resgatado durante a tarde. As buscas aquáticas foram realizadas pelos bombeiros até o pôr-do-sol e foi feito patrulhamento terrestre durante a noite.
Por volta das 20h40 de sábado (28), um homem que passava pela praia viu um corpo à beira do mar e acionou o resgate, segundo os bombeiros. A família da vítima esteve no local e confirmou se tratar do adolescente que havia desaparecido horas antes, após se afogar fora da área protegida por guarda-vidas.
Em Caiobá, também na tarde de sábado (28), um jovem de 21 anos, de Curitiba, entrou em óbito após se afogar no mar em Caiobá, na cidade de Matinhos. A situação foi registrada em torno das 16h35, quando o Corpo de Bombeiros iniciou o salvamento de duas vítimas que estavam se afogando em área sem guarda-vidas, próximo ao Molhe da Avenida Paraná, em Caiobá. As vítimas, que foram avistadas pelos guarda-vidas do posto Pipeline, estavam sendo puxadas pela corrente de retorno. Em função da distância, apenas uma conseguiu ficar na superfície e ser resgatada, enquanto a outra submergiu.
O rapaz de 21 anos estava na praia com a família. A vítima foi localizada depois de passar cinco minutos submersa. Apesar das várias tentativas de reanimação, foi declarado o óbito do jovem no local. Polícias Civil e Científicas foram acionadas para a tomada das medidas cabíveis.
A orientação do Corpo de Bombeiros aos banhistas é que busquem sempre por locais protegidos por guarda-vidas e que se atentem ao horário de funcionamento dos postos, das 8h às 19h.
Informações do Portal Nosso Dia