Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2025

Dois projetos do governo estadual são finalistas em prêmio nacional de inovação pública

2025-02-18 às 18:09
Foto: Raphaella Pioveza/SEI-PR

Dois projetos desenvolvidos pelo governo estadual foram selecionados como finalistas do 5º Prêmio Conexão Inova, que reconhece iniciativas inovadoras na gestão pública brasileira. Os projetos Talento Tech e o Concurso de Bengalas Inteligentes concorrem entre as melhores soluções do país com outros quatro finalistas nas categorias ‘políticas públicas’ e ‘inovação aberta e contratação de soluções inovadoras’, respectivamente.

Os projetos são desenvolvidos em conjunto pelas secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI); Planejamento (SEPL); Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Educação (Seed); e Desenvolvimento Social e Família (Sedef).

O Prêmio Conexão Inova é promovido pela Rede Conexão Inovação Pública e busca reconhecer as iniciativas mais transformadoras nas áreas de gestão pública, políticas públicas, tecnologias disruptivas e cidadania digital. A cerimônia de premiação será no evento Convergência, em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 02 a 04 de junho.

Até 21 de fevereiro, a categoria ‘Votação Popular’ está aberta para que o público escolha os projetos vencedores. Clique para votar no projeto Talento Tech e para votar no projeto Concurso de Bengalas Inteligentes.

O secretário da Inovação, Alex Canziani, destacou que as ações do Paraná tem sido reconhecidas em diversas premiações no âmbito da inovação e transformação. No ano passado, o projeto Óculos Amigo foi eleito vencedor na 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A SEI também venceu o Digital Transformation Awards, premiação realizada pelo Instituto da Transformação Digital (ITD), com projetos Paraná Anjo Inovador e de Conectividade Rural.

“O Paraná tem se destacado nacionalmente em inovação pública, e a presença de dois projetos no Prêmio Conexão Inova reforça esse avanço. Nosso compromisso é continuar incentivando soluções que transformam a vida das pessoas e modernizam a gestão pública”, afirma Canziani.

Talento Tech

Com investimento de R$ 62 milhões, o Talento Tech tem como objetivo capacitar jovens para atuar no setor de tecnologia, promovendo formação gratuita e conexão com o mercado de trabalho. Os alunos recebem bolsa de até R$ 1.500, além do notebook compatível com a exigência do curso. O processo de seleção é para jovens estudantes da rede pública de ensino que residem nos 50 municípios mais carentes do Paraná.

A iniciativa busca suprir a demanda por profissionais qualificados na área de TI, ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades de inserção no mercado para estudantes e recém-formados. Atualmente, cerca de 1.000 alunos estão em formação no primeiro ano dos três anos previstos para o projeto.

O secretário do Planejamento, Guto Silva, explica que o objetivo é empregar os jovens nas grandes empresas de tecnologia, mantendo o aluno formado no seu município. “Queremos que os jovens capacitados pelo Talento Tech tenham oportunidades reais no mercado de trabalho, sem precisar sair de suas cidades. O projeto fortalece a economia local e contribui para a geração de empregos na área de tecnologia”, disse.

Concursos de bengalas inteligentes

O projeto, que está sendo desenvolvido pela SEI, Sedef, em conjunto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), tem o objetivo de desenvolver protótipos de bengalas inteligentes para atender a população cega.

No primeiro semestre deste ano será lançado o edital do concurso, o primeiro concurso público de inovação do Paraná. Atualmente, o Estado está realizando workshops com a comunidade cega para o desenvolvimento do edital, para que o protótipo seja desenvolvido de acordo com as necessidades reais dos deficientes visuais.

O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destacou que o Concurso de Bengalas Inteligentes é um marco para a inclusão e acessibilidade no Paraná. “Nosso objetivo é incentivar o desenvolvimento de tecnologias que tornem a mobilidade das pessoas cegas mais segura e independente. Com esse investimento, buscamos soluções inovadoras que impactem diretamente a qualidade de vida da população com deficiência visual”, afirmou.

da AEN