Terça-feira, 23 de Julho de 2024

D’P Turismo: Dorizzon – Livres para brincar

2023-04-22 às 08:44

Localizado em uma imensa área verde de 240 mil metros quadrados, a apenas duas horas de Ponta Grossa, o Hotel Fazenda Hidromineral Dorizzon, referência estadual em turismo de natureza, proporciona ao público infantil a liberdade de brincar, estar em contato com a vida no campo e se divertir com dezenas de atividades recreativas

Por Michelle de Geus

Cavalos, vacas, carneiros, porcos e galinhas são alguns dos animais que sempre são encontrados em fazendas, mas que estão cada vez mais distantes do dia a dia das crianças que vivem nas cidades. Pensando nisso, o Hotel Fazenda Hidromineral Dorizzon, referência estadual quando se fala em turismo de natureza, oferece uma grande variedade de atividades recreativas ligadas à natureza para os pequenos – e também para os adultos, é claro.

São cerca de 20 atrações, entre minifazendinha, cavalgada, passeio de charrete, trilhas na mata, tirolesa, boia cross, caiaque, pedalinho, passeios de barco e pesca. Além disso, o estabelecimento também conta com piscinas aquecidas, quadra poliesportiva, quadra de tênis, salão de jogos, parquinho infantil e pista de bicicleta.

Em contato constante com a natureza, no Dorizzon os pequenos podem curtir atrações como cavalgada, minifazendinha, passeio de charrete e trilhas na mata (Foto: @jrlopessfotografia)

Localizado em uma fazenda de 240 mil metros quadrados no município de Mallet, na região sudeste do Paraná, o Dorizzon fica a apenas duas horas de Ponta Grossa. Com ambiente familiar e clima descontraído, o hotel chama a atenção pela imensa área verde, que proporciona um contato direto com a natureza.

“Hoje as crianças ficam muito presas dentro de casa, da escola e de shopping, sem muitas opções de atividades ao ar livre”, nota o sócio-administrador do hotel Luis Cezar Abib. “Por questões de segurança, hoje a situação não permite que as crianças brinquem na rua com os vizinhos, e aqui elas encontram essa liberdade”, acrescenta, destacando que o Dorizzon tem uma infraestrutura completa à disposição dos hóspedes, incluindo bosque e atividades no Rio Claro, que passa dentro da propriedade.

Com o Rio Claro passando dentro da propriedade, o hotel também oferece atividades como tirolesa, boia cross, caiaque, pedalinho, passeios de barco e pesca (Foto: @jrlopessfotografia)

Interação com animais

Entre as atividades que proporcionam uma interação maior com a natureza, a minifazendinha faz a alegria das crianças e traz um contato direto com vários animais. “As crianças ficam encantadas, pois os animais recebem alimento direto das mãos delas. Como os animais já estão treinados, eles se encostam na cerca e as crianças dão milho e cenoura direto para eles”, relata Abib. “Dias atrás, uma criança até ficou surpresa ao descobrir que galinha tem pé. Esse conhecimento é uma coisa que elas não têm na cidade”, completa.

“Aqui as crianças ficam encantadas, pois os animais recebem alimento direto das mãos delas”, Luis Cezar Abib, sócio-administrador do Hotel Fazenda Hidromineral Dorizzon (Foto: @jrlopessfotografia)

Atualmente, o hotel conta com 30 animais e dez funcionários designados para cuidar exclusivamente da manutenção externa e da minifazendinha. Todos os animais são acompanhados por uma equipe de médicos veterinários e instrutores que sabem manejar e cuidam do bem-estar deles.

Atividades lúdicas

Além da interação com animais, o Dorizzon também oferece inúmeras atividades lúdicas e divertidas para o público infantil. “Nós temos monitores que fazem diversas brincadeiras ao longo do dia com as crianças, e os pais ficam sossegados sabendo que os filhos estão sendo supervisionados”, aponta Abib. As atividades começam às 10h e vão até as 23h, com intervalo para as refeições. “E, mesmo nesses momentos, sempre tem alguma coisinha diferente para entreter os pequenos, como, por exemplo, um almoço em que as crianças vão vestidas de pijama”, menciona.

As brincadeiras são divididas em quatro faixas etárias: infantil (de três a sete anos), juniores (de sete a 12 anos), adolescentes e adultos. As atividades são propostas por profissionais especializados em recreação infantil e avaliadas periodicamente junto aos supervisores do hotel. “Muitas crianças vão embora daqui chorando, pois aqui elas têm muito mais liberdade para brincar, divertir-se e soltar a imaginação”, conta.

Segurança

Para garantir tranquilidade aos pais e segurança aos pequenos, todos os equipamentos e atrações do hotel, segundo Abib, são revisados periodicamente e recebem manutenção constante. Os monitores também são treinados para garantir a máxima segurança em qualquer atividade e participam regularmente de cursos e palestras sobre prevenção de acidentes.

Liberdade e curtição

A curitibana Simone Belasco de Oliveira esteve recentemente no hotel para curtir um final de semana diferente ao lado do marido e dos dois filhos, de quatro e 11 anos. “As crianças aproveitaram muito o espaço, porque aqui eles ficam mais livres para brincar”, relata ela, destacando os meninos aproveitaram muito a piscina. “Foi uma experiência muito boa, melhor do que o esperado”, resume, adiantando que já faz planos para retornar ao hotel, mas agora com toda a família.

A curitibana Simone Belasco de Oliveira conta que os seus dois filhos, de quatro e 11 anos, curtiram muito a piscina do local. “Os meninos aproveitaram muito o hotel, porque aqui eles ficam mais livres para brincar”, afirma (Foto: @jrlopessfotografia)

Atrações terapêuticas

Enquanto as crianças se divertem com atividades próprias para a sua faixa etária, os adultos também podem descansar e aproveitar a estrutura do hotel.

Um dos destaques das atrações para esse público é o consumo de água mineral sulfurosa, que conta com enxofre em sua composição e odor marcante. “É uma água rica também em manganês, magnésio e lítio, e que possui diversas propriedades terapêuticas digestivas e diuréticas. Nós recebemos inúmeros relatos de pessoas que, depois de ingerir a água, sentem-se mais leves e menos inchadas”, explica Abib.

Outra atividade muito procurada é o banho de lama negra, curtida com a água sulfurosa, que proporciona vários benefícios medicinais para a pele. A lama negra é indicada principalmente para auxiliar no tratamento de doenças reumáticas, problemas nas articulações e inflamações.

Gastronomia diferenciada

Com 80 anos de história, o hotel tem capacidade para receber até 140 hóspedes, que são distribuídos em 40 quartos com configurações para atender todo tipo de família. A diária inclui serviço de alimentação com quatro refeições (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), sendo que as bebidas são cobradas à parte.

Para manter o gosto típico de fazenda, são utilizados no local apenas alimentos selecionados e frescos, vindos diretamente de produtores da região. Dependendo da programação, é possível desfrutar de open bar de caipirinha ou de uma deliciosa mesa com vários tipos de queijos e embutidos, tudo produzido artesanalmente.

Além disso, o espaço conta ainda com estrutura para organizar e receber eventos de pequeno, médio e grande porte.

Localizado no município paranaense de Mallet, a duas horas de Ponta Grossa, o Dorizzon conta com 40 quartos, com configurações para atender todo tipo de família (Foto: @jrlopessfotografia)

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #294 Março/Abril de 2023