Segunda-feira, 31 de Março de 2025

Em abril, Viaje Paraná apresenta o turismo estadual em eventos do mercado norte-americano

2025-03-28 às 18:26
Foto: Viaje Paraná

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do turismo –, tem em abril uma missão internacional, com foco em apresentar os potenciais estaduais ao trade estrangeiro, fazer networking e atrair investimentos ao setor paranaense. O órgão participa do Roadshow Festival Brasil, no México, e do Seatrade, nos Estado Unidos.

A participação do Viaje Paraná nas programações é de relevância aos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e posicionar o Paraná nas prateleiras mais elevadas do turismo mundial. O México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas. Enquanto os Estados Unidos é um grande hub e sede de empresas que administram escalas internacionais de navios de cruzeiros.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, afirma que a cada participação em eventos internacionais do turismo, mais o Estado é divulgado e reconhecido em meios ao trade estrangeiro. “Enquanto Estado, temos sempre que estar inseridos nas maiores feiras e eventos, nacionais e internacionais, apresentando o Paraná ao público”, disse.

“Nossa expectativa é abrir novas possibilidades de mercado ao Paraná. Em 2025 estamos investindo nas convenções de operadoras nacionais, e queremos fechar também negócios com o trade latino e norte-americano, elevando ainda mais o alcance da nossa indústria turística”, acrescentou o diretor-presidente.

Road Show

O evento acontece entre os dias 1.º e 3 de abril, com programações itinerantes, passando pela Cidade do México, Guadalajara e Monterrey. Road Show de turismo no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico de excelência, atraindo operadores de turismo e jornalistas mexicanos especializados.

A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais. O Paraná será destaque no evento, apresentando seus potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além de sua diversidade cultural, natural e as oportunidades de viagens.

O Paraná, com sua rica diversidade de destinos, tem um grande potencial para atrair turistas mexicanos. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171. De janeiro a setembro de 2023, foram 52.725 visitantes, enquanto de janeiro a setembro de 2024 foram 63.872 turistas mexicanos.

Seatrade 

Do México, o Viaje Paraná parte diretamente para Miami, nos Estados Unidos, para participar do Seatrade Cruise Global 2025, entre os dias 7 e 10 de abril. O evento chega a sua 40ª edição, reunindo as maiores operadoras de navios de cruzeiros e turismo náutico do mundo. Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, afirma que a participação trará bons resultados ao Estado.

“No evento, poderemos fomentar futuras atracações de navios de cruzeiro no Paraná, uma vez que os resultados das ultimas temporadas foram positivos, servindo como atrativo para que novas operadoras cheguem ao Estado. Aumentando o fluxo de navios, o contingente de turistas também cresce, movimentando a economia paranaense”, disse.

A última edição do Seatrade Cruise Global, em 2024, foi responsável por atrair mais de 11 mil visitantes, 600 expositores de mais de 120 países, além de reunir mais de 70 marcas e operadoras de navios de cruzeiro. O evento é uma boa oportunidade de se conectar com trade mundial, atraindo novos investimentos, turistas e operações internacionais dos navios no Paraná, além de mostrar os resultados alcançados nas temporadas anteriores.

Paranaguá 

A primeira temporada de navios de cruzeiro em Paranaguá (Litoral) aconteceu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 paradas, onde mais de 39 mil turistas foram recepcionados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), na Praça Mario Roque, e com apoio da Portos do Paraná. Ela movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.

Enquanto a segunda temporada também teve receptivo montado pelo turismo do Estado, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em 8 paradas no Litoral do Paraná.

da AEN