Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

“Energia é um bem fundamental e precisa ser pública”, afirma deputada Gleisi Hoffmann sobre privatização da Copel

2023-06-15 às 09:01
Foto: Reprodução/Instagram

Nesta quarta-feira (14), a deputada federal Gleisi Hoffmann integrou uma comitiva com diversos representantes políticos do Paraná para defender a não privatização da Copel. O grupo, que contou com a presença dos deputados Arilson Chiorato, Renato Freitas, Requião Filho, Tadeu Veneri, Elton Welter, e da vereadora de Curitiba, Giorgia Prates, além de lideranças de movimentos sociais e sindicais, realizou uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Não podemos entregar um bem tão importante, como a geração de energia ao setor privado. Quem vai pagar a conta é a população paranaense que sofrerá com o aumento das tarifas. Não faz sentido vender a maior empresa pública do Paraná que tanto contribui com o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Gleisi. A parlamentar considera energia um bem fundamental e que precisa ser pública para não ficar direcionada apenas a interesses privados. “A Copel foi construída com dinheiro do povo paranaense, as suas usinas, o que adianta vender a Copel agora? Jamais vai recuperar tudo que foi investido e vai deixar a energia ainda mais cara. Nosso papel hoje aqui é falar com Fernando Haddad, com Márcio Macedo, já estivemos na Advocacia Geral da União, vamos também no Tribunal de Contas da União para tentar impedir essa privatização. Ela faz mal para o povo do Paraná e vai fazer mal ao Brasil”, pontua.

Entre as soluções apresentadas por Haddad durante o encontro estão uma coligação entre Ministério de Minas e Energia, Advocacia Geral da União, Tribunal de Contas da União, Casa Civil, Secretaria-geral da Presidência e Ministério da Fazenda para que possam ser discutidos os problemas presentes no processo de privatização da Copel.