O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou a importância da instituição desenvolver causas sociais, na cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções Itaipu/MEC/UNILA para retomada das obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e da posse da nova reitora, Diana Araujo Pereira.
“É um prazer anunciar algumas conquistas, nesses poucos mais de 100 dias que estamos dirigindo a empresa por determinação do presidente Lula. A primeira pauta, influenciada pela primeira-dama Janja [Lula da Silva], foi a reativação da responsabilidade social”, ressaltou. “A Itaipu volta a ter compromisso com a sociedade, ao meio que ela vive e principalmente com a luta das minorias. Por isso voltamos com as nossas políticas de gênero dentro da empresa”, complementou.
O diretor também destacou a importância do trabalho em conjunto com o Ministério dos Povos Indígenas. “Estamos desenvolvendo junto com o ministério, uma política que de imediato está distribuindo alimentos para as aldeias indígenas aqui do oeste do Paraná, que estavam em uma situação de fome, e conseguimos de forma muito rápida atender esta demanda”, afirmou. “Nós estamos construindo um projeto para atender todas as comunidades indígenas do Paraná, através de assessorias técnicas, para a manutenção destas comunidades e suas respectivas aldeias”, apontou.
Ele também ressaltou os investimentos que a empresa aplicou. “Desenvolvemos investimentos que marcam o dia de hoje. Primeiro, a transferência de recursos para a Secretaria Estadual de Educação [do Paraná], num valor de R$ 17 milhões e 800 mil para ser distribuído em 278 escolas aqui do oeste do estado para a compra de mobiliário e equipamentos das escolas públicas do Paraná, mostrando o nosso compromisso com a formação da comunidade”, complementou.
A retomada das obras da UNILA também foram destacadas pelo diretor. “Nós estamos anunciando hoje, o investimento de R$ 600 milhões para garantir a manutenção da obra de Oscar Niemeyer”, ressaltou.