Enio Verri lembra lutas e conquistas ao se despedir do mandato de Deputado Federal para assumir a Direção-Geral Brasileira de Itaipu | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Enio Verri lembra lutas e conquistas ao se despedir do mandato de Deputado Federal para assumir a Direção-Geral Brasileira de Itaipu

2023-03-13 às 15:30

O deputado federal Enio Verri (PT-PR) se despediu nesta segunda-feira, 13, do terceiro mandato na Câmara Federal. O parlamentar foi confirmado na última sexta-feira, 10, como o novo Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu Binacional.

“Hoje, despeço-me do mandato de deputado federal. Uma decisão que não é fácil. Afinal de contas, nossos mandatos têm muitas histórias. Histórias construídas por trabalhadores e trabalhadoras, profissionais da saúde, dos professores, daqueles que contribuíram ou com votos ou com sua atuação, para que tivéssemos esse trabalho tão reconhecido”, disse Verri em um vídeo publicado nas redes sociais.

O deputado ressaltou que as conquistas do mandato continuam a serem entregues. “Continuaremos as informações do nosso trabalho parlamentar por aqui. Ainda temos muitas emendas para entregar à nossa população. São quase R$ 240 milhões de recursos sendo destinados aos municípios do Paraná. Então teremos muito que compartilhar”, revelou. “Só quero dizer a todos vocês: muito obrigado por contribuírem na construção desse projeto. Continuaremos juntos, lutando para que tenhamos um Paraná e um Brasil cada vez mais justos, democráticos e, principalmente, igualitários”, concluiu.

A posse de Enio deve acontecer nesta semana, possivelmente na quinta-feira, 16. A data ainda depende da confirmação da agenda oficial do Presidente Lula que, já afirmou anteriormente em entrevistas, deseja estar presente na ocasião devido ao respeito que tem a Enio Verri e também para estreitar as relações diplomáticas com o Paraguai.

Assista ao vídeo.

SOBRE ÊNIO VERRI

Nascido em Maringá, Enio Verri tem 61 anos e é economista e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em Teoria Econômica pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Também é professor aposentado do Departamento de Economia da UEM, onde foi admitido em 1997.

O novo diretor tem ampla experiência na administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal. Na Prefeitura de Maringá, foi secretário municipal de Fazenda (2001 – 2003) e secretário de Governo (2003 – 2004). Atuou como assessor técnico na Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, (2004 – 2005) e chefiou o gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2005 – 2006).

De volta ao Paraná, foi eleito deputado estadual e convidado para assumir a Secretaria de Estado de Planejamento, onde ficou até 2010. Foi reeleito deputado estadual para o mandato 2011 a 2014, ano em que conquistou a vaga para a Câmara Federal, pela primeira vez. Foi reeleito deputado federal em 2018 e 2022.

Na Câmara, Enio Verri foi membro titular da Comissão de Finanças e Tributação, entre outras comissões temporárias ou permanentes. Mais recentemente, integrou o grupo temático de Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição do presidente Lula.