Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Enio Verri recebe visita de jovem autista que desenvolveu hiperfoco por Itaipu

2023-05-10 às 17:13
Foto: Rubens Fraulini/Itaipu

Na última semana, a agenda de reuniões do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, contou com um encontro muito especial. Ele recebeu na quarta-feira (3) a visita do menino Miguel Caron, de 11 anos, diretor da usina hidrelétrica “Itaiguel”, uma miniatura construída por ele mesmo a partir da sua paixão pela Binacional.

Miguel é uma criança com autismo que desenvolveu um hiperfoco pela Itaipu, ou seja, ele tem um verdadeiro fascínio pela empresa, algo que o faz querer saber tudo e conversar muito sobre o tema. O menino dedica horas do seu dia buscando histórias, estudando curiosidades e detalhes da usina. Foi assim que descobriu, por exemplo, que seu aniversário é comemorado no mesmo dia da assinatura do Tratado de Itaipu, 26 de abril.

Na reunião, os dois diretores, de Itaipu e da Itaiguel, fizeram o tradicional aperto de mãos e Miguel explicou para Enio Verri o funcionamento da sua miniusina, além, é claro, dos planos de expansão. Atualmente, a Itaiguel já conta com 12 unidades geradoras, um vertedouro e aeroporto próprio. “Quando eu crescer, vou ser engenheiro e construir a minha própria barragem, ao lado da Itaipu”, destacou.

Ao final do encontro o diretor-geral brasileiro participou da entrega ao menino de uma réplica em miniatura de dois condutos forçados. A obra foi construída pelo empregado da oficina do Complexo Turístico da Itaipu (CTI), Paulo Alvarenga.

Para Verri, receber Miguel no Centro Executivo e dar atenção à sua admiração pela usina é também cumprir a missão social da Itaipu. “Não somos apenas cimento, somos coração, somos solidariedade. A vinda dele aqui foi emocionante, ele mostra a paixão das pessoas pela Itaipu.”

Os pais de Miguel, ambos servidores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), não deixaram de expressar alegria ao ver o filho ser recebido pelo diretor-geral da Itaipu. O pai, Aroldo Caron, espera que esse dia especial possa refletir de forma ainda mais positiva no interesse dele pela empresa. Já a mãe, Mariana Caron, agradeceu a recepção e o carinho da equipe do CTI em providenciar o encontro. “Sentimos acolhimento, foi muito gratificante ver a valorização dele em todos os aspectos, e é uma emoção ver nosso filho sendo querido”, disse.

Segundo Aroldo, o filho se interessa principalmente pela Itaipu Iluminada, tanto que já fez o passeio seis vezes. Ele, inclusive, ganhou uma festa de aniversário no Mirante Central. A comemoração foi organizada pela equipe do CTI, que soube do enorme interesse do menino pela usina por meio das redes sociais nas quais ele posta vídeos sobre a Binacional.

De acordo com o gerente geral do CTI, Yuri Benites, a ideia foi usar o aniversário como uma forma de aproximar ainda mais Miguel da empresa que tanto adora. “Criamos um ambiente adaptado para que trouxesse conforto para ele e também diversão, entretenimento e novos conhecimentos. Para nós foi extremamente significativo e rememora o motivo desse trabalho aqui no turismo, que é conectar a Itaipu com as pessoas no dia a dia, principalmente nossas crianças”, explicou Benites.

A visita foi acompanhada por Yuri Benites e Silvana Gomes, do CTI, além dos empregados de Itaipu Aline Teigão, representando o Turismo, e Henrique Masson Vital, que participou como representante da comunidade autista. Henrique descobriu o seu autismo há pouco tempo e, desde então, tem buscado falar e conscientizar colegas sobre a importância da inclusão e acolhimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

da Itaipu Binacional