Em entrevista exclusiva ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã do último sábado (7), o deputado estadual Hussein Bakri (PSD) falou sobre a vida pública e os bastidores da política sobre as articulações para as próximas eleições a governador.
Ao citar possíveis nomes que podem concorrer ao cargo, Hussein fala sobre Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu. “Fui muito bem atendido na Itaipu, o Estado do Paraná recebeu recursos para a Educação. Eu não comungo das críticas que eles recebem de que são ações só políticas, podemos estar em lados opostos políticos, mas tenho que falar a verdade”, destaca.
Bakri ainda acrescenta que uma das obras viabilizadas pela Itaipu no Paraná é a construção de uma ponte entre os municípios da Lapa e São João do Triunfo, que somam investimentos de R$ 10 milhões. “Simplesmente me autorizaram esse convênio por entender que era importante”, completa.
Possíveis nomes para eleições a governador
Sobre as eleições a governador do Paraná, que serão disputadas em 2026, mas que já começam a ser articuladas, Bakri afirma que a única certeza que tem é de que “a sucessão vai passar pelas mãos do governador Ratinho Junior”. “Hoje o governo está com quase 80% de aprovação e vai terminar maior ainda, eu sei o que tem de recursos sendo alinhavados, dos projetos. Graças a Deus um governo sério, não tem coisa errada, ele [Ratinho Junior] é um cara sério, com formação, cara educado, humilde, respeita todo mundo”, diz.
O deputado ainda cita outros nomes que podem concorrer ao pleito, como Requião Filho (PT) – atual deputado estadual; Gleisi Hoffmann (PT) – atual deputada federal; Enio Verri – atual presidente da Itaipu; Rafael Greca (PSD) – atual prefeito de Curitiba; Alexandre Curi (PSD) – atual deputado estadual e Beto Preto (PSD) – atual secretário de Saúde do Paraná.
Futuro de Ratinho Junior
Para Hussein Bakri, o governador Ratinho Junior, que não poderá concorrer a governador nas próximas eleições por ter sido reeleito em 2022, possui três alternativas para o seu futuro político. “A primeira é sair candidato a presidente, segundo é sair ao Senado e a terceira é não ser nada. É uma alternativa, pode ele terminar o governo dele, não disputar nada e ficar se resguardando para o futuro, para quem sabe um dia voltar para o governo? É uma possibilidade que não pode ser descartada”, comenta.
Futuro político de Hussein Bakri
Ao ser questionado sobre o próprio futuro político, Bakri destaca que pretende continuar atuando como deputado estadual. “Eu fiz um pacto com a minha família, eu não vou para ‘federal’ ou outra coisa, meu projeto é ser deputado estadual por mais alguns anos. Primeiro porque eu entendo que a política é muito profissional em Brasília, não serve para mim. Segundo lugar, lá eu serei mais um sempre, lá eu faço parte de um bloco, os caras votam por mim e eu nem sei no que votaram. Aqui eu vou ter protagonismo, aqui eu tenho projeto político, líder do governo, depois quem sabe fazer parte da mesa, e assim sucessivamente, mas sempre com pé no chão, esperando minha hora chegar, sem forçar nada. Nessa eleição municipal quero ter uma participação grande, para fortalecer meu grupo político, para preparar pra três anos depois”, finaliza.
Ponto de Vista
Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.
T Curitiba – PR
104,9MHz
T Londrina – PR
97,7MHz
T Maringá – PR
89,1MHz
T Ponta Grossa – PR
99,9MHz
T Cascavel – PR
93,1MHz
T Foz do Iguaçu – PR
88,1MHz
T Guarapuava – PR
100,9MHz
T Paranaguá – PR
97,3MHz
T Campo Mourão – PR
98,5MHz
T Paranavaí – PR
99,1MHz
T Telêmaco Borba – PR
104,7MHz
T Matinhos – Caioba – PR
100,1MHz
T Irati – PR
107,9MHz
T Dois Vizinhos – PR
89,3MHz
T Palotina – PR
97,7MHz
T Ibaiti – PR
91,1MHz
T Ubiratã – PR
88,9MHz
T Andirá – PR
97,5MHz
T Wenceslau Braz – PR
95,7MHz
T Faxinal – PR
107,7MHz
T Cantagalo – PR
88,9MHz
T Mamborê – PR
107,5MHz
T Paranacity – PR
88,3MHz
T Catanduvas – PR
90,1MHz
T Brasilândia do Sul – PR
105,3MHz