Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Evento realizado por TCE e Sebrae estimula a economia nos municípios paranaenses

2024-03-14 às 09:50
Foto: Fabiano Contador/TCE-PR

Na abertura do Encontro Sobre Obras Públicas e Credenciamento para Pequenos Reparos, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Fernando Guimarães, destacou que a iniciativa deverá criar um bom ambiente para os negócios nos municípios, com reflexos diretos em benefício da comunidade.

O evento de capacitação é promovido em parceria entre o TCE-PR, a seção estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme-PR). O encontro foi realizado nesta quarta-feira (13 de março), às 17 horas, no auditório do Sebrae-PR, em Curitiba. Na próxima terça-feira (19), essa capacitação será ministrada em Foz do Iguaçu.

“Sinto orgulho desta plateia, que quer melhorar a condição dos municípios, envolvendo as micro e pequenas empresas, estimulando a economia e gerando empregos”, afirmou Guimarães, ao ressaltar a importância da parceria entre as três instituições, que já dura alguns anos. O conselheiro também afirmou que as prefeituras enfrentam dificuldades para realizar pequenos reparos nas edificações públicas e enfatizou que o ordenamento jurídico mudou e hoje atende também essa demanda.

Qualidade

Para José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae-PR, as micro e pequenas empresas são a força motriz dos pequenos municípios, já que as prefeituras são as grandes compradoras locais. “Vamos estimular que o dinheiro circule no município. Com a parceria, o Tribunal de Contas vai além, também cobrando a aplicação das políticas públicas. “Neste caso, estimulando o empresário a fazer negócio com a administração pública, dentro dos limites da lei, e assim melhorando a qualidade das compras e dos serviços.”

A mesma opinião foi manifestada por Hercílio Santinone, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, para quem a iniciativa possibilitará que o empresário tenha acesso ao grande comprador que é o setor público. “Ele precisa ter conhecimento e segurança para prestar o serviço e há muitas vantagens neste relacionamento do setor público com privado, especialmente para a sociedade”, afirmou Santinone.

Escola de Gestão Pública

O encontro, realizado pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR, tem como público-alvo do jurisdicionados da Corte, micro e pequenos empresários interessados em contratar com o poder público e municípios beneficiados pelo Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae-PR.

Durante o dia, estão sendo realizadas palestras sobre Obras Públicas, ministradas pelos auditores do controle externo do TCE-PR Marcel Pierezan e Paulo Daschevi; Credenciamento de Pequenos Reparos, pelos auditores Rafael Eisfeld e Eduardo Real; e Como Credenciar as Micro e Pequenas Empresas, a cargo da consultora do Sebrae-PR Salete Horst.

do TCE-PR