Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025

Gleisi Hoffmann busca avanços no sistema prisional do sudoeste do PR em reunião no Ministério da Justiça

2024-12-02 às 15:48
Foto: Reprodução

A deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, participou de uma reunião no Ministério da Justiça, em Brasília, com representantes da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) da comarca de Barracão e prefeitos da região Sudoeste do Paraná. O encontro teve como objetivo discutir a construção de uma nova unidade prisional masculina em Bom Jesus do Sul, cidade que ficaria responsável pela instalação de um presídio rural com capacidade para 150 detentos.

A proposta visa reorganizar o sistema carcerário da região, com a criação dessa nova unidade que, ao ser concluída, permitirá que as 58 vagas do prédio atual, localizado na cidade de Barracão, sejam liberadas para o atendimento exclusivo de mulheres. A busca adequar o espaço às necessidades das mulheres em cumprimento de pena.

Através das redes sociais, Hoffmann apontou que o método APAC “é conhecido por responsabilizar os detentos por sua própria recuperação, baseada na disciplina rígida, respeito, ordem, trabalho e envolvimento da família do recuperando”. “Além disso, os presídios que aplicam a metodologia APAC custam um terço do valor gasto no sistema carcerário comum”, complementa a parlamentar.

Ainda na publicação, a deputada agradeceu o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida, que recebeu a comitiva paranaense no Palácio da Justiça, e destacou a importância de avanços como esse para o estado. Participaram do encontro os membros da APAC de Barracão: Dr. Esdras Murta Bispo, presidente da entidade; Isaura Rosandra Pertile, vice-presidente; e Rodrigo Francisco Musa, gerente da unidade. Também estavam presentes os prefeitos Hélio José Surdi, de Bom Jesus do Sul; Jorge Santin, de Barracão; e Volmar Duarte, de Salgado Filho. A comitiva paranaense contou ainda com a presença de Joarez Lima Henrichs, Consultor da Confederação Nacional dos Municípios, e Paulo Deola, Consultor da Associação dos Municípios do Paraná.