Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Gleisi Hoffmann e Enio Verri destacam importância do Programa de Capacitação AMP 4.0

2024-02-15 às 14:30

A deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, esteve com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, nesta quinta-feira (15), em Curitiba, para o lançamento do Programa de Capacitação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) 4.0. O projeto ofertará 16 mil vagas gratuitas para cursos de qualificação para servidores públicos de municípios do estado e será firmado entre a Itaipu Binacional, que custeará o programa, e a AMP. As aulas serão ministradas pela Faculdade Pólis Civitas, que possui conceito máximo no MEC.

Durante a solenidade, Gleisi, que já dirigiu a binacional, reafirmou o caráter municipalista de seu mandato e apontou que o pedido para que a Itaipu atendesse todos os municípios do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul veio direitamente do presidente Lula. Ainda em seu discurso, ela frisou a necessidade que a Caixa Econômica Federal auxiliasse na agilidade dos projetos e no apoio técnico necessário para que eles se tornem realidade.

Verri, por sua vez, destacou que a iniciativa busca atender tanto os municípios de grande quanto os de pequeno porte, oferecendo amparo para que estes também possam apresentar e desenvolver seus projetos. Ainda conforme o presidente da binacional, muitas cidades têm encontrado dificuldades em se adaptar e fazer os projetos conforme os requisitos exigidos, por isso a parceria entre Itaipu e AMP é de grande importância, pois capacitará servidores a desenvolver iniciativas que poderão ser atendidas pela companhia.

Programa de Capacitação AMP 4.0

No convênio são ofertados cursos de pós-graduação gratuitos em quatro áreas:

a) autismo;

b) licitação e contratos na Lei 14.133/2021;

c) gestão de esporte e lazer;

d) alfabetização e letramento.

O destaque do programa é a oferta de vagas de pós-graduação em autismo, que utiliza o chamado Programa TEACHH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children – Tratamento e Educação Para Crianças Autistas e/ou com Problemas Relacionados à Comunicação).

O método foca na aprendizagem a partir da valorização das capacidades cognitivas de cada indivíduo. Além disso, baseia-se na adaptação dos ambientes, facilitando os novos aprendizados nas mais diversas ocasiões, como escola, casa, trabalho e outros.

O curso será nos formatos EaD e presencial (com cinco encontros, que serão realizados em todas as 19 cidades-sede das 19 associações regionais de municípios do Paraná). As inscrições prosseguirão até o dia 29 de fevereiro de 2024. Podem se inscrever para o programa tanto os servidores concursados quanto os comissionados.